Resultado final da 10º Edição do Concurso! Confira aqui O resultado da 10ª edição do concurso! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

Papo com Grigolow_BJ #110 - 10 anos: O que é o B?

Fala gente, tudo bem? Chegamos a agosto e mais uma vez ao aniversário do blog, além do concurso!
Sério gente, esses dez anos foram uma grande jornada, muita coisa aconteceu. Foram dores e felicidades, perdas e vitórias, pessoas que vieram e foram. Todos que por aqui passaram deixaram sua marca e sempre farão parte do que é o B. Apesar do aniversário do blog ser no dia 04 de Agosto, como cai em uma quinta, e para não bagunçar muito o calendário, estou lançando hoje.
A postagem de hoje é especial, então clique em LEIA MAIS e bora conversar? 

Antes de partir pra parte emocional, gostaria de lembrar a todos que o concurso do B já está com as votações em andamento. A primeira chave já está no ar e pode ser conferida clicando aqui ou no post fixado no topo na data desta postagem. Lá vocês acham o formulário para votação indexado e botões para votação externa (Twitter no momento pois no Instagram a votação dura apenas um dia). Lá há também botões para ver a árvore organizacional e é também lá onde ficarão os botões para ver os resultados das chaves, inclusive dessa primeira que se encerra hoje, então fiquem atentos.
Outra coisa que vale salientar, é que é importante vocês checarem a postagem em si pois é nela que estão as informações e variações se existentes de cada arte enviadas pelos artistas e comentários da equipe e do comentarista externo que neste ano foi o ByM.

Bem, agora quanto ao tema principal... Nossa gente, que viagem foi essa, né!? As vezes é difícil para mim conceber que 10 anos já se passaram desde a criação deste blog. Acreditem ou não, real foi algo despretensioso e que eu pensei que não duraria 1 ano sequer. Sei que muita gente não sabe como a criação deste blog se deu, então acho que seria legal contar esta história, né? Então vamos lá!
Há mais ou menos 14 anos eu acabei topando com conteúdo bara na internet e foi amor a primeira vista. Na época eu apenar consumia o conteúdo e havia muito pouco (quase nada na verdade) conteúdo do tipo na nossa língua. Na época nem me passava pela cabeça trabalhar em conteúdo do tipo, era só uma válvula de escape e um verdadeiro apreço pela arte em si. Os diversos estilos artísticos, poses retratadas, detalhes como pelos e suor, feições, interações entre personagens, era tudo tão bonito e interessante de se reparar. Era especialmente legal ver estilos mais estilizados, os chamados “super deformed”, por isso acabei me apaixonando pelo estilo do NODA Gaku, até hoje meu artista favorito.
O tempo foi passando e, pouco mais de um ano depois disso, acabei por esbarrar por coincidência no extinto blog Bara Place e ali minha mente se abriu. Ver conteúdo traduzido foi algo tão revolucionário pra mim que fiquei chocado pois nunca havia sequer passado pela minha cabeça que este tipo de conteúdo poderia ser traduzido de forma amadora. Sim, caro leitor, nessa época a tradução de mangás e HQ de outros segmentos já era algo comum e bem difundido, eu inclusive consumia muito, mas com o puritanismo existente aqui ainda, era praticamente inconcebível imaginar que pessoas estariam se doando para tradução de tal conteúdo. Dali pra frente me tornei um leitor ávido, não perdendo nenhuma postagem do Bara Place e acabei por conhecer também os extintos Bara Comics BR e Bara Lover BR (este último inclusive tinha conteúdo autoral, o que explodiu minha cabeça ainda mais), que aumentaram ainda mais o leque de possibilidades quanto a disponibilidade de conteúdo.
Como devem imaginar, o fogo no cu do jovem Grigo aqui só fez crescer, até chegar num ponto onde apenas traduzir já não era mais o bastante, eu queria participar desse processo. Eu falava inglês e sabia como usar programas de edição de imagem, apesar de que meio porcamente no que tange edição de quadrinho, admito. Foi então que decidi me candidatar aos blogs listados acima. O primeiro que tentei foi o primeiro que conheci, o Bara Place. Enviei minha candidatura e por não obter resposta, pouco mais de duas semanas depois, tentei o mesmo com o Bara Comics BR e mais ou menos dois meses depois, o Bara Lover BR. Nenhum me respondeu. Isso foi extremamente frustrante e eu me senti menosprezado. Foi aí que o espírito de pirraça baixou em mim e veio o pensamento “Não me querem né? Tudo bem, vou criar meu blog e fazer melhor então!” e aí nascia a ideia para o B. Esta ideia demorou ainda mais de um mês para real ser colocada em prática pois eu queria ver como se dava a criação de conteúdo e realmente tentar fazer minha primeira tradução. Gente, sério, esta primeira tradução é tosca, pois foi editada com Times New Roman, esqueci de traduzir coisas e em diversos aspectos não está boa. Se alguém me enviasse para postar aquilo no blog hoje em dia, eu no mínimo passaria dicas para que a pessoa refizesse tudo, pois do jeito que estava não sairia, mas o eu lá de trás não é o eu de agora, né?
E finalmente estamos em 04 de Agosto de 2012. O B finalmente está no ar! Com um template azul cobalto, área principal branca e elementos que lembram madeira que baixei na internet, saía o primeiro Papo com Grigolow_BJ (que ainda não tinha esse nome na época).
Durante um tempo, postei traduções dos três blogs listados acima pois pasmem, os três morreram logo em seguida! E então comecei a postar conteúdo. Como boa pessoa empolgada que não prezava pela qualidade e meio que fazia tudo de qualquer jeito, nesse começo eu estava postando pelo menos duas traduções por semana, mas aí algumas responsabilidades começaram a gritar e eu pensei “Preciso de ajuda” e parece que tudo funciona do jeito que é preciso na hora certa, né? Logo nesse começo, o Saito_Gui enviou e-mail se candidatando, inclusive com uma tradução já pronta para avaliação que foi o primeiro capítulo de Wolf Guy, do Husky92 (Sim, caro leitor, nossa história com este autor é longa). Logo depois dele veio o Vyllis que nos deu muita assistência em questões de leis e logo em seguida, o TuTr, que foi quem nos colocou num melhor caminho, instalando de vez o sistema no qual toda e qualquer tradução devia ser revisada e questionando as fontes usadas. Ali nascia nossa busca por uma melhor fonte a ser usada pois tinha que ser uma fonte cujo comportamento mesmo pequena, permitisse que o conteúdo permanecesse legível. Passamos por Komika Hand, Astro Comic e chegamos até a Anime Ace. No entanto, esta não possuía acentos, o que fiz então? Isso mesmo! Editei a fonte! Mas isso ainda não estava satisfatório, então tempos depois refiz o mesmo processo com a que usamos até hoje, a Zud Juice (sim caro leitor, as versões das fontes que usamos são exclusivas do blog).
Definir que o nosso foco seria em qualidade e não quantidade veio logo em seguida. Quando vimos que um trabalho bem finalizado não só tinha mais visualizações e comentários, mas que também nos deixava mais satisfeitos, o sistema de revisões não só se consolidou de vez, mas a demanda por um nível alto de qualidade mínima se fez necessário e, novamente, agradeço ao TuTr por isso. Algo que vale saliente aqui, é que lá no começo havia uma leve picuinha em tom de brincadeira entre os membros da staff pois enquanto todos haviam se candidatado, o TuTr foi convidado, e deixava isso claro sempre que podia, o que era muito engraçado, honestamente.
Daí em diante, tudo meio que saiu do controle. Algo que era pra ser um hobby bobo e provavelmente passageiro, se tornou uma paixão. O empenho de todos os envolvidos, seja na parte de tradução, criação, diversificação de conteúdo e tudo mais foi imenso e nos fez chegar até aqui. É uma surpresa que algo que criei por pirraça, meu “monstro” como normalmente me refiro ao blog, tenha crescido tanto até chegar neste ponto.
Neste dez anos muita gente passou pelo blog e muita coisa foi feita. Foram diversos artistas, autores e conteúdos diversos. Pra vocês terem uma ideia, no momento desta publicação contamos com um total de 1354 postagens, sendo 1025 traduções. São números incríveis se você levar em conta como nosso conteúdo é focado, nossos números sempre reduzidos e que todo mês de Janeiro temos nosso recesso anual.
Isso tudo, sem dúvida, me deixa muito feliz. Agradeço de coração a todos vocês que ajudaram este blog pelo qual tenho tanto amor a chegar até aqui, leitores e colaboradores. Como eu sempre digo, esse blog é feito por vocês e pra vocês e continuará a existir enquanto lhes for conveniente.

Neste dez anos, tivemos muitas traduções verdadeiramente marcantes. Gostaria de listar cinco traduções de cada ano que me marcaram e explicar meus motivos para as escolhas:

2012

Nesta primeira versão desta história, conhecemos um dos artistas mais amados por vocês e que mais tarde viria a se tornar um amigo pessoal. Foi interessante ver esta narrativa se desenvolver e ver como vocês responderam a ela, com muito entusiasmo.

Começando já com uma leve trapaça, esta série foi muito importante pra mim pois o Tsukasa Matsuzaki, autor que faleceu no começo de Julho de 2022 (descanse em paz), foi um dos primeiros artistas que vim a conhecer. Esta história é fofa e pesada ao mesmo tempo, te deixando excitado, puto, feliz e triste, tudo ao mesmo tempo. Ainda hoje digo sem medo que vale a leitura.

Um item altamente autoexplicativo nesta lista, Priapus é, até hoje uma das obras mais conhecidas e amadas do segmento bara. Primeira história do autor Mentaiko no blog, aqui fomos apresentados ao deus que foi enviado para terra a fim de exterminar a humanidade transformando todos os homens em gay. Além de uma premissa extremamente toscas e engraçada, a arte do Mentaiko grita forte e conquista fãs até hoje.

O início de uma série original postada no B, criada por um artista brasileiro usando muita criatividade, o enredo e os CGs de um jogo com o mesmo nome, Esta série foi um divisor de águas no blog. Ou você adorava e ficava empolgado para o próximo capítulo, ou detestava com todas as forças e acredite, o primeiro era predominante. Vale lembrar que ainda temos a intenção de finalizá-la!

Apresentando o artista Meesh, trazemos aqui nossa primeira história totalmente furry que deixou os leitores apaixonados. Uma trama simples porém profunda que cativou muitos.


2013

Aqui demos início a minha série favorita do meu autor favorito. Não tem muito o que eu possa dizer aqui senão que ele é real meu fav! Se eu começar a escrever muito, só esse segmento vai ficar com umas 200 linhas, então vão lá ler! Hahahahaha

Fora ser bem fofa, esta história do Takase Tsukasa foi a primeira onde fiz um trabalho mais complexo de limpeza na capa, algo que me marcou muito e viria a se repetir diversas vezes depois.

Nesta série do Kazuhide Ichikawa fomos apresentados ao que é drama no meio bara. Com uma aura extremamente máscula definida pelo estilo do autor na época e um erotismo extremamente presente, pudemos acompanhar uma história bem profunda se desenrolar.

Primeira história original feita totalmente para o B, escrita por mim e ilustrada pelo saudoso Potato Guy, atual Lustthou (sigam ele), esta é uma história pela qual até hoje eu tenho muito carinho.

Primeiro trabalho do Otoko no blog, foi uma história extremamente divertida e com personagens que eu amo. Foi muito divertido ver ela no blog e fico muito feliz pelo Otoko ter se juntado a nós.


2014

Aqui demos início a versão do blog desta série anteriormente iniciada pelo extinto Bara Place em parceria com um tradutor independente estrangeiro. Esta foi uma série na qual amei trabalhar. Esta série se tornou ainda mais especial pra mim agora, depois do recente falecimento de seu autor.

O final desta série foi uma grata surpresa em se tratando de Tagame. Geralmente não estávamos acostumados com finais felizes vindos dele, então esse foi realmente uma grata surpresa.


Não é uma tradução mas um conto. Nesta fase do blog onde tínhamos contos, o nosso alcance aumentou muito e os contos do Lorde Bear eram envolventes e cativantes. Quem já estava aqui na época sabe do que estou falando, quem não sabe, recomendo a leitura.

Essa história é importante pois foi aqui que descobrimos o que aconteceu com o extinto Bara Place e marca a tradução final da Fernanda, dona do blog citado, lançada com exclusividade no B.

Esta história é muito especial pra mim pois marca o início da compra de conteúdo para o B com dinheiro advindo dos anúncios.


2015

Esta história está aqui pois como vocês devem ter percebido, amo o trabalho do Tsukasa Matsuzaki. Além do mais, eu estava com um fogo pra ler esta traduzida que acabei comissionando o Leon do extinto blog Leon Translations para traduzi-la para o inglês e eu então a traduzisse para o português.

De um compilado comprado com o dinheiro do blog, esta história traz alguns dos meus personagens favoritos do Tagame em uma história simples, leve e divertida. Vale muito a leitura.

Esse é outro daqueles dramas que deixam nosso coração quentinho. Muito fofa e de um artista com um traço adorável, o Banjyaku, esta história aposta em possibilidades reais em uma trama fofa. Super recomendo!

Essa história só está aqui por causa da loucura que foi traduzi-la. Eu estava com outra história praticamente pronta e três dias antes da minha data, resolvi fazer ela. Foi uma puta loucura fazer algo tão grande em tao pouco tempo, mas dei conta e essa loucura ficou marcada em mim.

Essa história está aqui de novo pois foi nesta segunda tentativa que fomos até o final com ela. Valeu cada segundo e posso dizer sem medo que a qualidade está impecável!


2016


Uma das histórias mais pesadas que já passou pelo blog, ela está aqui basicamente pelo componente chocante que possui!

Esta história está aqui pois ela foi marcante por ser minha primeira e única tradução do japonês. Foi um pesadelo fazê-la, mas divertido ao mesmo tempo. É inegável que me marcou...

Tudo tem um começo, não? Ilustrada pela Loli e escrita por mim, este é o primeiro capítulo desta série que cativou a tantos. O amor por esta história está vivo até hoje e ainda vamos concluí-la!

Aqui temos o começo de um dos projetos mais ambiciosos que já passou pelo B. Em vez de traduzirmos capítulos individuais, sempre que lançávamos esta série, eram volumes completos. Dava muito trabalho, mas o resultado sempre compensava.

Esta primeira parte desta série agradou muito a todos os leitores e envolvidos no projeto. É até hoje uma das histórias favoritas dos leitores e uma das minhas, inclusive.


2017


Primeiro trabalho deste autor que veio a se tornar um dos favoritos entre equipe e leitores, além de um fenômeno mundial

O primeiro trabalho do Tagame seguindo uma linha mais pesada no sentido psicológico. Esta história foi outra adquirida com dinheiro do blog e que foi extremamente divertida de se fazer, apesar de angustiante em algumas partes.

Simplesmente Gai Mizuki no seu estado mais puro e divertido. Outra história adquirida com dinheiro do blog e feita com todo carinho pra vocês.

Essa foi nossa segunda aposta nesta história. Foi divertido trabalhar nas capas dela e lembro que as histórias que saíram nesta revista chegaram a dar briga com outro blog que queria pegar nosso projeto, repostar como se fosse deles, que parássemos e que deixássemos pra eles postarem Foi um dos momentos mais “????” do blog.

Uma das histórias mais emotivas do blog. Acho que não tem muito o que dizer aqui, essa história é simplesmente boa e vale a leitura.


2018


Uma história original feita por um dos leitores do blog e enviada para nós, esta é a primeira de três partes. Ficou bem legal e divertida!

O Zoro J passou pelo blog também! Postou vários capítulos de usa série principal aqui, alguns inclusive exclusivos no blog na época!

Esta história está aqui por um motivo: A capa. As capas desta série eram um verdadeiro pesadelo para limpar devido a todas as texturas, chegando ao ponto onde uma delas ficou com mais de 100 camadas e 100MB em seu arquivo editável. Eu nunca vou esquecer desse pesadelo...

Lançamos esta série em parceria com o pessoal do blog Fascínio Asiático. Foi uma verdadeira viagem fazer esta série.

Uma de nossas apostas mais ambiciosas, acabamos aceitando o desafio de traduzir os três episódios do live action desta série. Por muito tempo fomos os responsáveis pela única versão dele em português, e ouso dizer que nossa versão é melhor (falo mesmo!).


2019


Uma das minhas histórias favoritas de todos os tempos e um trabalho do meu amigo Usagi, esta história é fofa, divertida, excitante e engraçada, tudo no mesmo lugar!

U projeto muito querido pelos leitores, Brogulls dividiu opiniões devido ao seu tema, mas é inegável que é uma boa e divertida história.

Primeiro trabalho do TeddyBear, essa série deu muito trabalho mas valeu muito a pena. É uma história pesada mas divertida e excitante. Super recomendo!

Outra história bem ambiciosa assumida pelo blog, seja pela quantidade de páginas, montante de texto ou complexidade de edição, essa história vale muito a pena pois além de tudo isso, tem um enredo envolvente e profundo de verdade.

Trabalho original do talentoso Douglas Kim, esta série traz consigo não só profundidade e uma história original, mas também realismo. Se conhecem a obra dele, sabem do que estou falando, caso não conhecem, não tem oportunidade melhor que essa para fazê-lo!


2020


Outro projeto adquirido com o dinheiro do blog, o diferencial fora a história divertida aqui, é que a pessoa aqui decidiu do nada colorir algumas das páginas de cada capítulo, conseguindo assim uma versão única e especial da história só para vocês, leitores do B. Esta também está no meu top 10 histórias favoritas de todos os tempos!

Se lembram que comentei anteriormente sobre uma série do SUV cujas capas era um pesadelo para a limpeza? Pois bem, nessa série aqui é o contrário, isto é, tudo menos a capa era um pesadelo de limpeza... 

Uma história extremamente fofa, sensível e diferente. Tem um traço bonito, cores vibrantes e é extremamente envolvente. Foi um prazer trabalhar nela de diversas formas.

Outra história que está aqui por causa do desafio que posou. Longa, cheia de texto e de difícil edição, além de uma história bem divertida, não tem como não dizer que foi marcante.

Depois de anos ensaiando, finalmente iniciamos esta história! Com a qualidade que só o B tem, trouxemos pra vocês o primeiro capítulo desta história! Acreditam que logo depois alguém achou uma boa repostar pra poder vender comissão da tradução dos seguintes? Lembrem-se: Tudo que começamos no B, terminamos. Pode até demorar, mas fazemos, mas não só isso, fazemos bem, com qualidade superior e de graça!


2021


Esta história está aqui pois foi fruto de uma parceria que fiz com um grupo de tradução estrangeiro. Se procurarem pela versão em inglês, verão que meu nome consta lá também, inclusive!

Esta é uma série ainda em andamento. Devido ao sucesso de O Marido do Meu Irmão, decidimos assumir a série seguinte dele em parceria com o pessoal do blog Fascínio Asiático. Cheia de reviravoltas e tratando um tema tão complicado de forma sublime e realista, esta série vale muito a leitura!

Outro projeto ambicioso e ainda em andamento, esta série é incrível, envolvente e complexa. Sem sombra de dúvidas um dos  pontos altos deste ano.

Esta série está aqui devido a uma treta com o Google pois este excluiu a postagem do primeiro capítulo, o que acabou por nos forçar a unir as postagens do dois capítulos...

Curta porém pesada, tensa, envolvente e com uma arte incrível, esta história não poderia deixar de figurar aqui. De um dos meus autores favoritos, este pequeno conto quente de terror com um personagem deficiente que está longe de ser um coitado merece a leitura!


2022


Jiraiya em seu melhor: Homens brutos, história pesada, emocional e com um desfecho positivo, sem contar que extremamente excitante!

História totalmente fofa e envolvente com personagens carismáticos e inegavelmente envolventes. Se não leram ainda, porque não o fazerem agora?

O ErosPR chegou com tudo trazendo projetos gigantescos e ambiciosos! Neste aqui somos apresentados a personagens divertidos, carismáticos e uma história envolvente, excitante e hilária. Vale muito a leitura!

É projeto ambicioso que você quer @? Nesse curta legendado pelo blog conhecemos Kiko, uma autora japonesa que acaba por decidir viver um pouco depois de espiar um casal gay. Hahahahahah

Meu queridinho do momento! Estou amando trabalhar nesta série. Sei que muitos de vocês acharam o capítulo 1 meio deprimente (e é mesmo) mas prometo que melhora, então insistam nessa série pois garanto que não vão se arrepender!

Bem gente, é isso! Obrigado à todos que leram até aqui. Esses 10 anos passaram muito rápido, muita coisa mudou, se perdeu e melhorou, mas é isso a vida, né? Um eterno emaranhado de ciclos. Que venham os próximos e que tanto eu quanto vocês estejamos aqui para vislumbrá-los.

Um grande abraço, um obrigado sincero a leitores e colaboradores e até a próxima!

Grigolow_BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA