Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

Otoko Repórter Nº11

Boa noite. Estamos começando a décima primeira edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. Este mês, falaremos um pouco sobre aparência. Então, pergunto a você: Você se sente bem com sua aparência?


Esta é uma pergunta que tende a incomodar muita gente. Muitos até respondem que sim, mas que gostariam de mudar algo em sua aparência. Isso nos faz pensar: o que faz uma pessoa atraente? E, por que aquilo que me agrada pode não ser do seu gosto?





De onde vem os padrões de beleza

O ser humano busca a beleza desde que passou a viver em sociedade, porém os padrões sempre mudaram de acordo com a cultura e o tempo destas sociedades.
Os padrões de beleza costumam fugir apenas das questões físicas e passam a envolver fatores psicológicos e sociais. Mas, não somos uma penteadeira onde podemos separar em pequenas caixinhas aquilo que é apenas biológico, social ou psicológico, pois estes aspectos se sobrepõem uns aos outros com muita frequência.



Por um aspecto biológico nos sentiríamos atraídos pelas pessoas que tem mais chances de reprodução, que gerariam filhos mais fortes, resistentes e inteligentes.
Vale lembrar que no caso dos gays (não sei se alguma mulher lê minha coluna) não há a ignorância deste fator. Afirmar o contrário seria o mesmo que dizer que um homem heterossexual que passe por uma vasectomia deixaria tanto de ser atraente como de sentir atração por uma mulher, o que de fato não ocorre.




O que ocorre é que os gays reagem da mesma forma que as mulheres aos odores masculinos como pode ser comprovado na pesquisa de Per Lindstroen, um médico do departamento de neurociência do Hospital da Universidade Karolinska e co-autor do novo estudo sobre o tema.




Psicologicamente nos sentimos atraídos por pessoas que tenham características de comportamento que supram nossas necessidades. Por isso pessoas pessimistas e depressivas tendem a ser muito menos desejadas que aquelas com um bom humor e otimistas.




A beleza vista através dos aspectos sociais seria nossa atração pelas características daqueles que temos como líderes. Em sociedades tribais seria o mais forte, aquele mais capacitado para caça e para a proteção da prole. Mas hoje nossos líderes se confundem com nossos ídolos, estes podem ser de diversas áreas, como cantores, atletas, atores, pessoas que se destacam em determinados grupos, etc.




Logo quando achamos uma pessoa atraente também revelamos que ela tem características valorizadas nos indivíduos tidos como dominantes nos grupos que fazemos parte ou que desejamos nos inserir.



Percebam que apesar de estarem separados estes fatores não se manifestam isoladamente. Costumamos nos sentir atraídos pelas pessoas que mais se aproximam dos ideais nos três, muitas vezes usando a vantagem em um para compensar as deficiências em outros.




A mídia e a construção dos padrões de beleza


Mas se tem tantos padrões de beleza possíveis então por que encontramos só caras magros, jovens, lisos e de barriga tanquinho nas publicidades, principalmente aquela voltada aos gays?


Esta propaganda promete mostrar homens mais bonitos segundo diversos países, mas reparem que eles são muito parecidos

A resposta é simples. A indústria precisa vender uma ideia e um produto, logo ela busca um padrão de beleza que agrade uma grande massa e que venda seus produtos com mais facilidade. Por isso que as empresas de propaganda e publicidade procuram usar pessoas de destaque nas áreas de interesse de seu público alvo.



O que ocorre é um erro grave de interpretação dos telespectadores quando acham que são obrigados a ter aquele tipo de aparência. Afinal a mídia tenta te influenciar a comprar o produto A ou B, mas no final quem decide ainda é você.
O próprio meio gay, que tem fama de andar na contra mão, possui padrões de beleza aos quais as indústrias tiveram que se adaptar. Podemos ver isso nos grupos com mais destaque, por exemplo, nunca vi propaganda de lâmina de barbear para os bears, mas já vi dezenas de produtos exclusivos para cuidar da barba.



O seu jeito é o melhor possível

Todo mundo já passou por alguma fase na vida em que ficou incomodado com a própria aparência. Alguns querem ser mais altos outros mais magros ou ter o cabelo de certo jeito. Mas nem sempre estas mudanças são possíveis e logo vem a frustração.




A preocupação com a aparência pode até causar alguns problemas psicológicos graves como bulimiaanorexiavigorexiaTOC, entre outros. Mas também não quero dizer que uma preocupação moderada não faça bem para o ego e para a aceitação pessoal.

Porém é interessante que você tenha um pouco de auto conhecimento antes de decidir mudar sua aparência. Reconheça quais seus pontos fortes e quais seus pontos fracos, aprender a amar a você mesmo antes de querer chamar a atenção dos outros.



Uma vez que você tenha decidido quais sacrifícios valem à pena e o motivo de você querer faze-los torna mais fácil se valorizar. Vale lembrar que você pode ser atraente mesmo sem ser um super modelo.


SplashPages


Este blog não voltado mais aos leitores de comics tem umas sacadas bem gayfriendly. Não traz nenhuma forma de ativismo ou nada parecido, mas trata a homossexualidade nos quadrinhos como um tema tão corriqueiro quanto discussões de Marvel X DC.

Porky #1 e #2

 

Depois de muito tempo o Logan resolveu lançar o quarto volume de Porky. Como tem um hiato muito grande entre a terceira e a quarta edição a Class Comics resolveu relançar os volumes anteriores revisados e com novas capas. Óbvio que já estou babando para comprar.
Preço:$6,99 (edição impressa)
Onde encontrar: Porky#1 e Porky #2















Não acredito que este jogo tenha saído e ficado na Steam, muito menos que tenham tido pessoas que pagaram por isso. As desculpas de Randall Herman, criador da bosta, também não convencem pois é óbvio que as reações seriam negativas.



Se isso virar padrão, o que acho muito difícil, será brochante. Mas também dará uma nova conotação aos óculos escuros.




Sério mesmo que ele acha que todos os gays têm uma diva pop? Se ele realmente quisesse me deixar revoltado deveria ter feito uma chupetinha em um terço da minha lista de porn stars favoritos, ai sim eu seria atingido.
Será que todo o culto ele escolherá uma diva diferente? Isso eu pago pra ver.


Adorei o ato da atriz, odiei a reação daqueles que não sabem ler uma manifestação artística. Além disso a foto da atriz trans crucificada foi divulgada em algumas redes sociais acompanhada de uma série de outras fotos completamente fora de contexto. Cliquem no link e vejam o que o e-farsas vai lhes revelar.  


Note que nenhuma destas imagens pertencem ao mesmo contexto apesar de estarem na mesma galeria




Pois é gente. Por iniciativa do Potato Guy vocês puderam se encontrar na parada LGBT de São Paulo. São poucos os canais LGBT da internet que abrem espaço para os gays geeks e nerds, então qualquer ação que nos de uma visibilidade positiva é bem vinda. Está foi a primeira vez, mas esperamos mais pessoas nas próximas.




Isso me surpreendeu. Foi um primeiro passo muito bem dado, e este grupo está de parabéns pela coragem de enfrentar os líderes homofóbicos de algumas igrejas que infelizmente são os que berram mais alto.


Acho que está foi a melhor campanha publicitária do ano. Mesmo com os revoltosos se comprometendo a não comprar perfumes da marca, eles acabaram gerando uma boa receita para a empresa já que o que gera estatísticas positivas para o youtube são as visualizações e não os likes e deslikes.
Peço que reparem na “listinha” de empresas que estes revoltosos vão ter que se preocupar em boicotar antes de pararem de usar perfumes da Boticário.


Clique no Raiva e ria



Se tem uma personagem bem resolvida com sua sexualidade deve ser a Arlequina. Ela não está nem ai se é homem ou mulher, ela gostou tá pegando. Será que veremos a piradinha toda exaltada atrás da sua saladinha? Só posso dizer que as duas são um casal super fofo.


ナッパNappa
Ocupação: General do Exército sayajin
Idade: 50 anos (*712 ~ † 762)
Altura: 2,08m
Poder de Luta: 4.000
Primeiras aparições
Mangá: "Adeus Son Goku"
Anime: "Um guerreiro muito poderoso com antecedentes históricos: o irmão mais velho de Goku"O quê este grandão tem de gostoso?

O que o grandão tem de bom?
Com certeza são as pernas e o jeitão brutamontes. Quando era pequeno e inocente e não conhecia nada de bara já delirava com as lutas desse macho, principalmente quando ele ficava só de sunguinha preta na tela. E tem também aquele bigodinho que o deixa com cara de um tiozão gostoso.









Relacionamento
Óbvio que tem que ser com o Vegeta, apesar de já o ter visto com Raditz e com o Goku (será que foi uma pulada de cerca?). Mas se for tirá-lo de um relacionamento monogâmico diria que ele é ativo com o Raditz e passivo com o Vegeta.









Pontos negativos
De fato ele não é nem de longe o sayajin mais forte, muito menos o mais inteligente, além de ser arrogante e até atrapalhado, apesar que este último defeito é até um charme do grandalhão.

















Encerramos por aqui a décima primeira coluna Otoko Repórter. Espero que tenham gostado. Fiquei procrastinando este tema por um tempo, mas ele é importante para entender como muitas relações se constroem. Então, provavelmente algumas informações apresentadas aqui vão ser citadas em colunas futuras.

Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e lembrem-se, se quiserem podem enviar sugestões de pautas, fandoms e notícias por e-mail também.  


21 comentários:

  1. Super legal esse tema da beleza e a pesquisa de Per Lindstroen também. só não entendo por que alguns <.> do meio acadêmico insiste em passar a imagem de que o Homo sapiens é tão mais "evoluído" que as outras especiais q certas características seriam inerentes apenas dos seres humanos enquanto outras apenas dos "animais". E o Nappa fica muito mais fofo de cauda. Mas isso não tem nada haver....

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o que comentar... senão vai ser algo demoradoooooooooo e chato...
    Então só digo: complexo!

    ResponderExcluir
  3. Estão querendo colocar óculos nos nossos conteúdos pornográficos ? Nããão !!! Se aquele pastor falar mal da Rihanna, levo ele pra visitar Jesus mais cedo >.< (-brinks) Ótima coluna como sempre Otoko !

    ResponderExcluir
  4. Achei mega interessante o tema da coluna! Uma coisa que acho engraçada, é que, nem sempre aquele tipo de beleza tão perfeita é o que me atrai de forma sexual. As pessoas que são muito bonitas, eu adoro admirar a beleza delas (as vezes invejar kkk), mas parece que isso as tornam "intocáveis'' de tão lindas que são. Muitos casos eu acho as pessoas lindas, lindas de doer, mas que não são sexy pra mim, não me atraem sexualmente, justamente por parecem intocáveis.Acho que isso é muito relativo de pessoa pra pessoa, já que, existem ainda, pessoas que não são lindas fisicamente, não estão nesses padrões, mas que são pessoas lindas por quem elas são, pelas suas qualidades e valores, e também pelos sentimentos que temos por elas! Adorei a coluna Otoko!

    ResponderExcluir
  5. Que tema excelente!Acho que nunca tive um padrão de beleza,pra mim só tem os que me atraem e os que não me atraem por diversos motivos hahaha
    A beleza é muito particular,por exemplo: acho o ator chris hemsworth lindo,e tbm acho o ator seth rogen lindo!Ambos me atraem da msm forma.
    O bom é não ficar preso a esses padrões e enxergar além,já que existem tantas outras qualidades a serem vistas.
    Obrigado pela ótima coluna Otoko.

    ResponderExcluir
  6. legal, bem o tema q tava judiando de meus pensamentos, só que sou o feio kkkk

    ResponderExcluir
  7. Excelente tema!

    Eu ia falar sobre várias coisas da coluna no meu comentário, mas ia virar uma bíblia maior do que já é, então vou só deixar aqui o relato de como minha aparência afetou e afeta minha vida. =P

    Tenho 19 anos. Sempre fui muito alto e magro, nunca gostei de esportes (só natação) e minha genética não me ajuda. Pra piorar eu tenho um problema chamado pectus excavatum, que o osso esterno do peito "afunda" pra dentro (foto do Google anexa) e ainda te trás uns problemas de postura pra te ajudar mais ainda e você ficar ainda mais feliz. O meu não é tão grave, mas ainda é um saco. Quando alguém vê, a pessoa ainda fala bem alto, pra todo mundo ouvir: "nossa tem um buraco no seu peito".

    Esses problemas sempre afetaram minha auto estima. Hoje eu tenho um pouco de fobia social e muita dificuldade pra fazer qualquer atividade em que eu fique muito "vulnerável" às opiniões de outras pessoas, como falar em público. Até dirigir, que é uma coisa que todo mundo precisa fazer hoje em dia, é difícil pra mim, mas tô superando aos poucos. Tirar a camisa em público? Só se não tiver como mandar à merda ou sair correndo. Eu chego até a recusar convites de praia, parques aquáticos ou qualquer situação assim em que eu precise tirar a camisa.

    É horrível viver assim. Não desejo isso nem pros meus piores inimigos, se é que eu vou ter algum um dia. Por isso, no final do ano passado, eu decidi parar de reclamar e fazer alguma coisa. Até tentei academia. Fiquei uns 3 meses, mas parei. Não por preguiça, frescura ou falta de motivação, mas eu realmente não conseguia me sentir a vontade naquele ambiente, por mais que eu tentasse. Eu chegava a passar mal de nervoso antes de sair de casa (sim, isso é possível!), então larguei.

    Melhorei minha alimentação e decidi fazer uns exercícios em casa mesmo, pelo menos pra sair do sedentarismo. Tem vários programas de exercícios na internet, é só procurar. Como eu não fazia nenhum tipo de exercício antes, até umas poucas repetições de agachamentos e flexões só com o peso do corpo me ajudam muito. Por enquanto tá funcionando. Eu tinha 53kg (1,70m) antes de começar, hoje tô quase no 62 e subindo. Não é muito, mas todos começam de algum lugar, né? Minha meta é chegar nos 65~66 até o final de Julho. Penso em tentar a academia de novo quando eu me sentir mais a vontade comigo mesmo.

    Quanto ao meu pectus, vou juntar meu dinheirinho e fazer a cirurgia de reparação daqui uns anos, que é bem cara, por volta de R$ 10k+. Por enquanto vou ter que conviver com ele, já que eu não posso fazer nada mesmo. u_u

    Por isso, amigos: nunca reclame das suas gordurinhas em "excesso", porque sempre tem alguém na minha situação que gostaria de tê-las.

    Claro que eu não acho que melhorar minha aparência é a solução pra todos os meus problemas, mas é um começo. Tô tentando melhorar como pessoa em várias áreas da vida, devagar, no meu ritmo, fazendo o possível.

    Agradeço a quem teve paciência pra ler tudo e espero que ajude outra pessoa em uma situação parecida.



    Ah, é, o meu pectus é mais ou menos parecido com o da foto, só que mais centralizado.

    ResponderExcluir
  8. Opa! Obrigado por citar o Splash Pages! Entrando na discussão de padrões de beleza, escrevi esse post:
    https://splashpages.wordpress.com/2013/05/18/coadjuvantes-comicos-e-cheinhos-da-era-de-ouro/
    Mas ele fala mais sobre os ajudantes dos super-heróis lááá no começo, na Era de Ouro. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Bem acessível o contúedo. Parabéns pela bela colocaçao !

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante o seu relato cara. É bem isso mesmo que você fala, por um lado alguns reclamando de suas "gordurinhas'' e outros querendo ter apenas essas gordurinhas para poder reclamar. Espero que você continue motivado, firme e forte para cumprir suas metas. Vejo muita gente por ai falando coisas sobre pessoas que se cuidam, que procuram academias, ou qualquer fazer outra atividade física para melhorar o físico, fazendo afirmações de estão apenas atrás de um padrão de beleza e tudo mais, apenas estético, mas muitas vezes não é por nada disso, e sim pela auto estima da pessoa, para ela se sentir bem com si mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que honra ter você comentando minha coluna, espero lhe ver mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir
  12. O tema perfeito (apesar de que, qualquer tema que você faça uma coluna, fique perfeito). Muitos não entendem a si próprios e os "héteros" acham estranho começar a ganhar de homens, elas sempre foram gays e não compreendem isso, eles tem que ver a realidade, não adianta ficar se escondendo dentro de si mesmo, isso é triste. A sua aparência ou a do outro é muito importante, e deve-se aprender a lidar com isso, por que você tem que aprender a gostar do que você realmente gosta. (Desculpa acho que fugi do tema. OPA). ^^

    ResponderExcluir
  13. Adorei ler a matéria. Inclusive comecei a pesquisar um pouco mais sobre o assunto, já que esses dias fui indagado por um amigo sobre esse tema.
    Omedetou, Otoko c:

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post - como sempre muito educativo e bem escrito, mostrando todo o cuidado ao abordar os temas. Poucas vezes li um texto em um blog tão despreocupado e interessado até o fim... as imagens também ajudam rsrsrs
    :3 Adoro DBZ!

    ResponderExcluir
  15. Boa matéria como sempre, seria legal fazer uma matéria sobre mangakas brasileiros(se e que existe)

    ResponderExcluir
  16. ´Muito bom só não entendi muito bem aquele tumblr, mas fora isso tava de boas e muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Ótima coluna o/ As vezes acho que preocupação com a aparência atrapalha a vida normal, muita gente deixa de aproveitar as coisas simplesmente por medo de parecer ridículo ou não socialmente normal. O importante é ser feliz e ético o/

    Otoko me fez lembrar como eu adorava ver os corpos no Dragonball >w< Saudades da inocência da infância e das descobertas.

    ResponderExcluir
  18. Ótima postagem Otoko, sobre padrão de beleza é algo recorrente principalmente em filmes porno, mas que a realidade é algo diferente. Pessoas que se machucam fisicamente e psicologicamente para conseguir entrar num padrão desse(fii vamos tratar), isso não quer dizer que vc não possa mudar, se adaptar, mas possuímos limitações principalmente o corpo. Tipo de beleza que eu gosto é a comum, gosto de pessoas ''normais'' que possa encontrar ao sair na rua, esses bonitões parece algo inacansável(não sei como se escreve essa palavra :v) isso é chato, ficar babando num tipo de corpo que raramente vai achar na rua u.u(preguiça me vence sempre) sobre o parada lgbt rolou muita discussão mesmo, mas falta bom senso para verificar as informações de ambas partes. #abraço do mendigo aqui \o/

    ResponderExcluir

Layout by RobotSheep

©B DE BARA