Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

Otoko Repórte N°13


Boa noite. Estamos começando a décima terceira edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. Este mês falaremos sobre RPG. Então, pergunto a você: Você já jogou RPG?


O Que é RPG?
Acredito que está é uma pergunta que já não precise mais ser respondida com tanta frequência. Nos últimos anos o RPG tem ganhado bastante destaque e feito parte do cotidiano tanto de quem gosta da cultura geek como dos otakus. Mas sempre surgem alguns equívocos quanto ao conceito do que seria este jogo.

Frio é para os fracos!

Para os que ainda não sabem, RPG (Role Play Game ou jogo de interpretação de papeis) é um jogo onde cada participante interpreta um papel dentro de uma história proposta por um jogador chamado de “mestre” ou “narrador”.  Já vi alguns descreverem RPG como um teatro feito só com improviso, mas com algumas regras. Porém até as regras podem ser improvisadas, alteradas ou reinterpretadas.

Quem nunca bateu uma para um gostosão de "armadura"?

Diferente do que muitos podem acreditar, jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro ou aqueles baseados apenas em confronto com cartas colecionáveis não são RPGs. Na verdade são classificados como jogos com elementos de RPG, pois tem uma ambientação mas não exigem a interpretação de um personagem.

Você não, o personagem
Como disse anteriormente ao jogar RPG você vai interpretar um personagem. Pode ser um grande herói com jornadas épicas pela frente, como na maioria dos casos, mas também pode ser alguém comum que acaba entrando em uma aventura muito além do que você esperava (como aconteceu com o Frodo ou com o Bilbo no mundo de J. R.R. Tolkien). Claro que não são só glórias que podem te aguardar, você pode jogar com um lobisomem em uma sociedade decadente ou com vilão maligno e cruel, tudo depende do cenário que você irá jogar e da sua própria limitação em criar personagens.

Mestre: posso jogar com um monstro de tentáculos?

No início é normal criarmos personagens que se pareçam com a gente ou com características que nos gostaríamos de ter. Porém, com o tempo passamos a criar personagens completamente diferentes, com pontos de vista que discordem dos nossos.

Um por todos e todos por um
O RPG foi criado para se jogar em grupo, isso é um fato. É o encontro dos amigos que faz o jogo ser divertido e é ao grupo que pertence a história que todos vão interagir. Claro que tem um narrador que conduz a história, mas ele não é o único que tem o poder absoluto de decidir o rumo dos acontecimentos.

Um paladino se esforçando para curar um bárbaro, clássico

Por isso é importante que haja uma boa harmonia entre os jogadores. Normalmente os grupos mais duradouros são formados por amigos que realizam outras atividades juntos ou que moram próximos e que tenham mais coisas em comum além do jogo.

“Mestre dos magos, onde encontramos este tal de Grupo?”



Encontrar um bom grupo não é uma tarefa fácil, mas hoje há muitos grupos em redes sociais e eventos nos quais é possível se formar os mais variados tipos de mesa. A questão é se aventurar e procurar aquele que mais se enquadre no seu perfil. Achar uma mesa em que você se encaixe pode demorar, mas o esforço valerá a pena.
Um bom local para começar a busca é o fórum da Jambo editora, inteiramente voltado a RPG.

O Narrador
O narrador, ou mestre, é o jogador que vai conduzir a história e propor os desafios, porém, ele não está jogando contra os personagens, mas sim a favor deles. A ideia por trás é fazer momentos em que os jogadores possam explorar as possibilidades de seus personagens, tanto na interpretação como no uso de suas habilidades.

Mestre: Seu algoz aparece! Então, o que você pretende fazer para detê-lo?

Este jogador acaba também por mediar conflitos entre os personagens e algumas vezes até entre os jogadores. Por isso ele precisa ter um domínio das regras bom o bastante para saber quando mudá-las, além de ter uma boa relação com todos os membros do grupo.

O Sistema e o Cenário
Existem vários tipos de sistemas de regras, alguns mais simples e outros mais complexos, uns focados nas estatísticas de jogo e outros voltados a interpretação e também tem aqueles que tem regras bem próprias, exigindo ações ao vivo como em um ensaio de um teatros. A grande maioria deles está descrito em um livrou e tem até alguns que são gratuitos, podendo ser baixados da internet sem culpa.

Trocar minha armadura completa por uma clava de espinhos+3 com a magia Causar Tesão à Distância? Acho que vou querer.

Não é obrigatório, mas muitos sistemas de regras acompanham um cenário, um local ou interpretação de um, onde acontece a história narrada. Os cenários são feitos para dar a ambientação para o jogo e também tem seus principais personagens, muitas vezes não controlados pelos jogadores e por isso chamados de NPC (no player character, personagem não jogador). Um bom narrador deve saber explorar o cenário em prol de uma boa história e mudá-lo quando necessário.

RPG e machismo
Lendo até agora podemos perceber que o RPG é um jogo extremamente social. Porém, o meio geek ainda é imperado por um certo machismo, comportamento que normalmente vem acompanhado da homofobia, mesmo que ambos aconteçam de forma velada.

Não é por ser gay que eu tenha que jogar de elfo.

Dificilmente há uma NPC feminina que não faça o esteriótipo da garota indefesa ou da gostosa traumatizada. Quando aprofundamos para personagens gays a situação é ainda mais desapontadora, mesmo o cenário mais liberal do Brasil, Tormenta, só há um NPC homossexual (o capitão James K.), e mesmo assim é uma questão tratada de forma subjetiva.

Capitão James K. e Anne de Holy Avenger. Ele é bem comestível!

Porém, o relacionamento lésbico é bem aceito. Muitas vezes pela falsa ilusão que alguns machistas alimentam de que haveria algum espaço para eles em uma transa entre duas garotas, pensamento que de fato não condiz com a realidade.

Partes da armadura completa não listadas no manual oficial

Vencendo o Tarrasque
Apesar do comportamento machista parecer algo enraizado na cultura geek não quer dizer que ela não possa vir a mudar. A questão vem sendo trabalhada de forma bem lenta no Brasil através de pequenos grupos em grandes eventos.


Porém, ao contrário das gerações passadas, hoje já temos alguns canais geeks GLBT que começam a brigar por um espaço ao sol, como o Bearnerd e o Splashpage que já citei em colunas anteriores. 


Patreon do Bara Lust
Muitos desenhistas encontraram um belo filão na internet desenhando trabalhos comissionados. Um dos casos que mais gostei foi o do Bara Lust, onde você paga uma determinada quantia (o quanto você achar que vale o trabalho dele) e dependendo do valor ganha certos privilégios. Vale uma boa conferida


Onde encontrar: Patreon
Valor: $1 a $25 por mês (quanto mais é arrecadado melhor é a recompensa e quanto maior seu investimento mais privilégios você ganha)


Isso faz parte do processo judicial, não quer dizer que eles estão livres de um julgamento em tribunal, mas se voltarem a praticar um ato semelhante neste período a pena será agravada. Só espero que não termine em impunidade.

Eles não vão sair impunes!



Não sei o motivo de terem colocado o personagem como homossexual na série televisiva da DC, mas a vinda de mais um herói para o "time" sempre é recebida com orgulho. Saquem só o potencial do cara.



Eles venceram!
A decisão foi rápida, mas para o casal (agora oficialmente casado) deve ter parecido uma eternidade. Ainda acho incrível a resistência de algumas pessoas em reconhecer o amor, mas isso tende a mudar, nem que tenha que ser a força. 



Isis

Data de aniversário: 07 de abril
Naturalidade: Rio de Janeiro
Situação: Solteira
Ocupação: estudante de Direito e Character Designer
Comida favorita: Bife com batatas.
Algo que você gosta: Doce
Algo que você não gosta:a palavra "NÃO"

Novamente no Catacumba's Club, eu espero pela entrevistada inesperada. Depois da Fernanda não acreditei que entrevistaria outra mulher para o B de Bara. Ela é a campeã (com muitos méritos) do concurso elaborado pelo chefinho e alguém que irá mudar a cara do B de Bara, saber disso me deixa muito ansioso.
Depois de alguns minutos percebo que ela está em outro canto do bar, super tímida. Me sento do lado dela e admiramos por alguns minutos o gogoboy sósia do Alemanha dançando em uma gaiola estilo Art Nuveau. De repente me dou conta: Ela é extremamente fujoshi! Pedimos nossos drinques e começo a entrevista.

Sobre o concurso
OTOKO: Quais foram suas motivações para participar do concurso?
ISIS: Bom, eu sempre gostei do blog e sempre via aquelas galerias que vocês postam, tipo, um máximo, e as ilustrações do Potato também, então eu sempre quis mandar um desenho pra vocês, aí o concurso apareceu.


OTOKO: Teve alguma inspiração para o primeiro desenho? E para o segundo?
Isis: A primeira estava pensando em militar mesmo e numa sauna, já a segunda eram os meus personagens, que adoro, mas a inspiração é de ler muito bara mesmo.

OTOKO: Por que você resolveu mandar um segundo trabalho? Você foi a única participante que aproveitou esta clausula.
Isis: Por que depois de um determinado tempo sempre acho que minha arte está horrível e que  eu podia fazer melhor. Eu sofro pela arte em busca da perfeição.


OTOKO: Como se sentiu quando soube que estava nas finais?
Isis: Muito feliz, e determinada a fazer a segunda!

OTOKO: O que achou do trabalho dos outros finalistas?
Isis: Bom, em relação a isso eu gostei da variação e a criatividade dos outros concorrentes, isso e legal. Vi também que o que teve mais foi um sofá. O pessoal se amarra em um.kkkkk

Olha o sofá, para quem sentiu falta!

OTOKO: Você desenha e pinta certo? Há quanto tempo aproximadamente?
Isis: Não sei dizer muito bem isso, sei lá uns 9 anos, por aí. Bom, comecei aos 8 anos de idade vendo meu primo desenhar o Goku então passei a desenhar muito em casa. Entrei num curso de desenho aos 16 anos só q não pude ficar por muito tempo por determinados motivos na época, agora faço curso de desenho e pintura a óleo.

OTOKO: Quais os artistas que te inspiram? (em termos de artes mesmo?)
Isis: Não sei dizer ao certo, mais teve um em particular na área digital chamado Feng Zhu, apesar de estar muito longe do trabalho incrível dele.


OTOKO: Que materiais/hardwares/softwares você utiliza normalmente?
IsisNormalmente o Photoshop, tinta óleo e também gosto de desenhar com aqueles grafites azuis ou vermelhos.

OTOKO: Você prefere desenhar ou pintar?
Isis: Desenhar, porque é menos complicado, na pintura geralmente levo mais tempo pra dependendo do estilo que eu pretenda fazer. Para o concurso eu fiz uma pintura porque queria algo bem legal para manda e também tinha tempo.


OTOKO: No processo de desenho, o que você mais gosta?
Isis: Criar as composições das cenas é a parte mais complicada mas eu gosto!

OTOKO: Vamos tratar um pouco de bara. Quais seus autores favoritos, e porque?
Isis: Takeshi por que  as histórias dele são muito boas e os personagens, tudo é o número 1. E o Mentaiko o traço dele é incrível! a pintura também, e claro, ótimas histórias. E também  tem o Terujirou, adoro tudo que ele faz, tanto é que o meu mangá favorito é dele “Ordens do Capitão” que é muito bom!!! E muitos outros, mas é difícil dizer o porquê, é tudo lindo.


OTOKO: O que não pode faltar em um bara para você considerá-lo bom?
Isis: Uma boa historia, uma pitada de humor, e personagens com uma personalidade forte.


OTOKO: Baixa, lê on-line ou salva nos favoritos?
Isis: Baixo, também leio on-line.

OTOKO: Quais seus personagens favoritos (pode ser de anime, game, livro, cinema, etc...)?
Isis: Personagens?! Tem tantos dos animes eu adoro, o Ikki (CDZ), Naruto, Jiraya, Seshomaru , Hyoga(RAMNA1/2), Vegeta, Alemanha (Hetalia), dos cartoons tem Steven, Cosmo, Jack Spicer, Jake e Finn. De filme tem o Loki e o Senhor 12 só estou lembrando desses agora.

O gogoboy parecido com o Alemanha se ofereceu para me fazer uma dança particular nessa hora, mas fiquei com vergonha de pedir isso na frente de uma mulher -_-

OTOKO: Qual casal você adoraria ver em um bara?
Isis: Thor e Loki, apesar de ter alguns yaois e o Alemanha e o Italia (hetalia) também.


OTOKO: Animes e mangás favoritos?
Isis: CZD, CDZ: The Lost Canvas, Naruto , Avatar, Shingeki no Kyojin, Inu Yasha, Kekkashi, Soul Eater, Dragon Ball,B GATA H KEY

OTOKO: E séries, quais você acompanha?
Isis: Game of Thrones, Vikings e Os Borgias


Isis: Bom, obrigado por tudo estou muito feliz por estar participando disso tudo com vocês do B de Bara, estou muito feliz (e empolgada) kkkk adoro vcs!

Em breve a tradução que ela escolheu será postada no B de Bara então aguardem. E Como dito no edital do concurso, a arte dela será integrada ao blog, dando ao mesmo uma cara nova.

Encerramos por aqui a décima terceira coluna Otoko Repórter. Espero que tenham gostado. Talvez este tenha sido apenas um texto de apresentação para outros assuntos, tudo dependerá se vocês se interessarem pelo tema e quiserem algo mais específico.

Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e lembrem-se, se quiserem podem enviar sugestões de pautas, fandoms e notícias por e-mail também.


18 comentários:

  1. Eu amo jogos de RPGs , são meu tipo de jogos favoritos. Sempre gosto de criar um humano mago e tento ao máximo me "recriar" nesses jogos(Pra quem tem uma vida amorosa um lixo ou ainda é BV como no meu caso). Não tem como não sentir "tesão" naqueles personagens ou ate mesmo NPCs que são aqueles guerreiros GRANDES musculosos e peludos e que ainda são Lobisomens.

    Falando em Lobisomens vcs pretendem traduzir e postar aqui no Blog a quinta parte do "Wolf guy" ? Acho que é Wolf Guy Brown o quinto capitulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu iria te responder isso, mas o Grigo, em um post anterior (ainda é deste ano) já respondeu. Procura lá os motivos desta tradução não ter saído, sei que vai entender os motivos.

      Excluir
  2. Eu não gosto muito de jogar RPG. =p
    E achei a entrevista legal.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse Otoko.

    Já joguei RPG a muito tempo... eu era um Humano, mas que foi amaldiçoado e virei um Tigre Branco... algo meio Super Beast Fusion Build Tiger... mas sem a roupa sexy... era muito legal, rsrs...

    Ainda mais porque o Mestre era gay... rsrsrs e eu um Tigre... já viu... rsrsrs

    Adoro a animação do fim, só nunca entendi o motivo das pernas "continuarem" humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez as pernas continuaram humanas para dar aquele ar de Lobo-homem

      Excluir
  4. Eu cheguei a participar de um grupo de RPG com amigos, mas o poder acabou subindo a cabeça do mestre e acabamos por parar de jogar =/

    Nossa que super surpresa essa entrevista com a Isis. Alguns dos desenhos que ilustraram a entrevista são delas, né? Isis você Devian Art?

    Ótima coluna Otoko o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim alguns ai são meus , conta no deviant não tenho
      Mais se eu fizer eu te aviso

      Excluir
    2. Obrigado^^. Aqui, publiquei só uma amostra do que me foi enviado, tem muita coisa foda (ou tem muita foda? tanto faz)

      Excluir
  5. RPG é o melhor. Pq, talvez, por ser um jogo de interpretação, podemos imaginar o inimaginável. Mais uma vez, bom trabalho. Bjs, amo vcs.

    ResponderExcluir
  6. Bem, respondendo a primeira pergunta, não jogo nenhum RPG, e nem pretendo Hahaha acho que isso me tornaria ainda mais viciado ao computador! Tive uma leve impressão da Isis ser uma garota tímida, não que isso seja ruim, so foi um comentário haha
    O fato da Isis ser uma garota, me faz o pensar que uma grande quantidade dos visitantes do B de Bara, também podem ser meninas! Mas afinal, como não gostar de Bara?!
    Heitor

    ResponderExcluir
  7. Traduzam esse mangá: http://baramangaonline.com/eng-jiraiya-%E5%85%90%E9%9B%B7%E4%B9%9F-whichever-way-the-wind-blows/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este não é o lugar certo para pedir traduções. Mas saiba que o Jiraya tem um lugar especial no coração do staf.

      Excluir
  8. Mais um Otoko Repórter! o/

    Eu gosto dos RPGs em que a história tem um rumo e personagens definidos e você só os controla pra chegar até lá. Melhor ainda se for combate por menus ou em turnos. Por essas e outras, gosto muito de Final Fantasy e Kingdom Hearts. =P
    Não me interesso muito por esses RPGs tipo Skyrim e Fallout não...

    As imagens desse post são muito boas. o-o
    Achei que a Isis era um cara. Quando descobri que não, logo pensei "ah, ela deve gostar de yaoi e umas coisas mais fofas, só apareceu aqui por acaso", mas não: ela gosta do tio Takeshi e do Mentaiko. Eu e meus preconceitos... ainda tô meio em choque. lol

    E esse vídeo do final é muito fofo. ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca joguei RPG com os amigos, por isso comentei sobre os jogos de videogame. =Q

      Excluir
  9. Meu nome é Raphael e AMO o blog! Gostaria de saber se vocês tem a tencionam de traduzir os trabalhos do Black Monkey, em especial os da série "Banana Jam Deeper" e "Detention". Os trabalhos em pt dele na web deixam a desejar. As histórias são demais e todos iriam adorar. Abraço e continuem com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este não é o espaço para pedir isso. Mas se um dos nossos tradutores se interessar ele será traduzido. Eu, pessoalmente, (É MINHA OPINIÃO) não gosto, acho os personagens muito moleques, logo, não me comprometo.

      Excluir
  10. Esse otoko sabe do nerdcast, certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, sim. Não gosto muito do jeito como eles jogam, mas não desaprovo.

      Excluir

Layout by RobotSheep

©B DE BARA