Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

Papo com Grigolow_BJ #99 - O final do concurso e o que vem por aí

Fala cambada, tudo bem? Estamos em Setembro, e vem coisa legal por aí!
Este mês na coluna, gostaria de falar sobre alguns assuntos principais, sendo eles o concurso, o conteúdo que vem este mês e algo que vai depender de vocês, então cliquem em Leia Mais e bora papear?

Então gente, eu sei que sempre falo isso, mas este mês vem mesmo mesmo muita coisa lega pela frente! Em Setembro  nós traremos histórias bem fofas pra vocês, dente elas algumas continuações, coisas novas,  e até estamos revivendo um projeto mais antigo há muito parado, então garanto que vocês vão gostar muito do que vem por aí. Acho que pode-se até dizer que Setembro é o mês da fofura...
Não posso falar muito mais do que isso sobre o assunto pra não estragar a surpresa, então fiquem de olho no blog!

O segundo assunto, é algo que depende inteiramente de vocês. Estou querendo achar uma forma mais divertida e dinâmica de interagir com vocês leitores então nos deem dicas! Pode ser aqui no blog, no Twitter, no Discord, no Instagram (só não peçam grupos no whatsapp), enfim, plataformas diversas. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso e saber quais as opções e abordagens mais viáveis na opinião de vocês, então deixem aqui nos comentários, ok?

Bem gente, o terceiro e último ponto é o concurso. Eu sei que disse que colocaria a galeria no post anterior, mas achei que seria melhor colocar neste, então, aqui abaixo vocês poderão ver uma mini galeria com todas as chaves desta sétima edição do concurso. Agradeço a todos que participaram e gostaria de parabenizar o campeão desta edição, o Ivys. Os botões das chaves permanecerão funcionando por agora nas postagens das chaves, mas em um mês serão removidos e somente esta galeria restatá. Quanto a premiação, peço que os três participantes desta chave final fiquem de olho em seus emails pois serão contatado ainda hoje acerca da premiação. Bem, sem mais delongas, segue abaixo a galeria com o conteúdo do concurso:

Árvore organizacional do concurso
----------------------------------------------------------

Chave 01

Resultado:
Autor: Jadejishi - Catra, Deus da Putaria
Instagram: 18 Votos
Twiter: 18 Votos
Enquete: 12 Votos
Total: 48 Votos
Autor: Pedroca West - Tibira do Maranhão
Instagram: 21 Votos
Twiter: 22 Votos
Enquete: 22 Votos
Total: 65 Votos


O Vencedor é, de Pedroca West, "Tibira do Maranhão"!



Título: Catra, Deus da Putaria
Autor: Jadejishi
Figura Histórica: Mr. Catra
Redes sociais: itsmathito (Twitter)

Motivo da escolha: Pela pertinência para a história do Funk, principalmente no RJ, que é manifestação cultural e, ainda, marginalizada, como Samba um dia foi.
Um pouco sobre o personagem: A singularidade de Mr. Catra, cantor e performer de funk, cria das favelas da ZN do Rio de Janeiro e rei dos bailes, consiste em reunir religião a um universo tradicionalmente classificado como erótico ou violento, articulando a música e visão de mundo ao ponto de vista dos jovens moradores da favela.
O discurso em torno do divino, presente nas performances do artista em forma de oração SEMPRE antes de cada show, era aprofundado em seu dia-a-dia, e se revelava como meio para a expressão de seu posicionamento político.
Wagner Domingues Costa (5 de novembro de 1968 – 9 de setembro de 2018), Mr. Catra, pai presente de 32 filhos, marido amoroso de 3 mulheres, poliglota (inglês, francês, hebraico e alemão) e influente pelo Brasil, se tornou uma espécie de porta-voz dos funkeiros, falando de sexo, violência e crime.


Descrição da ilustração: Catra é uma reinvenção da figura do deus greco-romano ligado à boêmia e à festa, Baco/Dionísio, como o deus da putaria numa versão brasileira. A festa típica são os bailes funk representados em primeiro plano na parte inferior da imagem; a bebida que o representa é a cerveja de lei ao invés do vinho; a arma sagrada é a música com o microfone simbolizando o artefato produtor, que dissemina a palavra assim como o tirso é a insígnia de Baco. Ainda há outros elementos mais sutis, como o animal sagrado do deus (leopardo), transformado em pele de onça-pintada onde há 35 manchas, simbolizando os 32 filhos e 3 esposas. E nada mais justo que o trono de Catra ser uma famosa cadeira de boteco, sem perder o erotismo!


Comentário do Saito_Gui: Uma abordagem bem moderna, e perspicaz; gostei dessa associação do Catra com o deus da fecundidade. Bem a cara dele! É uma arte de linhas e colagens simples, mas com uma mensagem bem clara.
Comentário do Girolow_BJ: Esse aqui me fez rir, sério. Mr. Catra é uma figura histórica bem interessante levando-se em conta todo seu background. Um artista que foi um grande expoente do funk carioca, conhecido por suas músicas mais pesadas e por ser o lendário pai de todos. Foi uma escolha realmente bem legal e gostei como ele foi colocado ocmo um gigante com as partes ali a mostra pra todos verem.
Comentário do Eu Sou Infinito: Os elementos escolhidos como o copo de cerveja, cadeira vagabunda de bar e o chinelo ficaram ótimas. Deixaram a arte única e criativa, assim como o fato dele ser um deus gigante em frente à vários humanos minúsculos. O uso de tons de cinza e amarelo para alguns detalhes foi uma ótima escolha. Um detalhe é o desenho das mãos do personagem que não parecem firmes mesmo segurando objetos, mas sua pose e perspectiva ficaram boas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Tibira do Maranhão
Autor: Pedroca West
Figura Histórica: Tibira do Maranhão
Redes sociais: disouto (instagram)

Motivo da escolha: Mártir das gays.
Um pouco sobre o personagem: Foi morte por ser gay e  pode ser canonizado como mártir.


Descrição da ilustração: Mártir das gays.


Comentário do Saito_Gui: Sabe, o interessante de um concurso assim é a ampla margem de possibilidades: nunca se sabe o que pode vir. Entre artes criativas, simples, engraçadas, satíricas ou sérias, é sempre uma ótima surpresa, pois uma abordagem pode acabar trazendo muito mais do que se esperava. Uma grande mensagem e ótimo uso de linhas e sombras.
Comentário do Girolow_BJ: O que ei mais gostei nesta arte, fora as técnicas apresentadas e o certo realismo, é a carga emocional que ela traz, é o que ela conta. Ela não é só uma simples arte pois nos remete muito ao contexto histórico do personagem e não só pelos textos inclusos, mas a colocação em sim é interessante e por si só mostra uma narrativa interessante. Está de parabéns, foi uma bela escolha e um bom trabalho, sem dúvidas.
Comentário do Eu Sou Infinito: A composição da arte ficou incrível, assim como pintura e profundidade dos movimentos e expressão do personagem. A história narrada pelo próprio ficou emocionante e forte. A distribuição dos textos ficou um pouco confusa para o leitor, talvez comprometendo um pouco o ritmo de leitura dessa breve narrativa tão bonita.

----------------------------------------------------------

Chave 02

Resultado:
Autor: Kyriel - A recompensa do Imperador Augusto
Instagram: 24 Votos
Twiter: 30 Votos
Enquete: 08 Votos
Total: 62 Votos
Autor: Kapixbara - Why don't you come and join my revolution some time?- Tibira do Maranhão
Instagram: 14 Votos
Twiter: 10 Votos
Enquete: 14 Votos
Total: 38 Votos


O Vencedor é, de Kyriel, "A recompensa do Imperador Augusto"!



Título: A recompensa do Imperador Augusto
Autor: Kyriel
Figura Histórica: Imperador Romano Augustus (Augusto)
Redes sociais: --------

Motivo da escolha: Desde que li a proposta do concurso tinha em mente uma personalidade de origem romana, por que existem registros e artefatos da época que representa uma maior liberdade e aceitação quanto a tema sexualidade dentro do império. Tendo isso em mente fiz uma pesquisa sobre os imperadores romanos e encontrei o Augustus, o primeiro imperador romano.
Um pouco sobre o personagem: Caio Júlio César Otaviano Augusto (nascido Caio Otávio) foi o primeiro imperador romano. Ele era sobrinho-neto de Júlio César e por ele foi adotado. Assim como Júlio César, Otávio também compôs um triunvirato, o Segundo Triunvirato Romano, uma aliança efetivada para que líderes dividissem o poder. O Segundo Triunvirato foi reconhecido oficialmente, e era formado por Otávio, Emílio Lépido e Marco Antônio. Uma das principais intenções do trio era perseguir os conspiradores responsáveis pelo assassinato de Júlio César. No entanto, a relação do trio foi abalada, primeiro pela tentativa de Lépido em tomar o poder, e depois pela disputa entre Otávio e Marco Antônio, que na Batalha de Actum entraram em conflito aberto no mar da Grécia. Otávio saiu vencedor da disputa, e Marco Antônio, apoiado por Egito e lutando ao lado de Cleópatra, fugiu com a faraís para as terras ao norte da África, marcando o fim do segundo triunvirato e o início do Império Romano, sob a liderança de Otávio.
Vencendo seus opositores foi nomeado o grande e principal general, sendo reconhecido pelo senado como o principal, ou o príncipe. Por isso recebeu o título de Augusto, como ficou conhecido na História. Por ser o príncipe, o regime passou de uma república para império. Foi durante o governo de Augusto que ocorreu o período conhecido como a Pax Romana, que foi historicamente os dois primeiros séculos do Império Romano, instaurado em 27 a.C. por Otávio Augusto. Neste período, a população romana viveu protegida do seu maior receio: as invasões dos bárbaros que viviam junto às fronteiras.


Descrição da ilustração: O conjunto de ilustrações busca representar a “comemoração” do Imperador e seus soldados após voltarem vitoriosos de uma guerra. A construção das ilustrações tiveram duas inspirações: A primeira veio do trabalho do artista “Daniel Voshart”, que reconstitui as formas e os rostos de todos os imperadores romanos usando as suas estátuas como base; e o trabalho do artista Takezamurai, que usei como referência na construção de forma e nos traços.







Comentário do Saito_Gui: Quem diria, uma sequência! E uma figura histórica inesperada; achei que os participantes se ateriam apenas a figuras mais ligadas às artes ou mais contemporâneas. Achei o estilo mais cartunesco divertido e empolgante. Roma, a propósito, sempre instiga esses sentimentos mais eróticos, né?
Comentário do Girolow_BJ: Esse imperador poderia muito bem ser chamado de a rainha do Bukake, né? Eu gostei bastante da forma como foi representada essa comemoração de vitória na forma de uma “bacanal”, em especial pelo fato de que isso não está nada longe do que realmente poderia ter acontecido, pois como é sabido, antes da adesão ao cristianismo, a cultura romana era bem mais aberta, então coisas como orgias, inclusive compostas apensas por homens, não são nada improváveis. Parabéns pela ideia.
Comentário do Eu Sou Infinito: O estilo de arte meio cartunizado e simples é chamativo aos olhos e, anatomicamente, o seu corpo foi bem desenhado dentro deste estilo. A luz com maior contraste em seu peito foi ótima ideia para focar o olhar a este porto do desenho. As diversas variações ficaram muito interessantes, apenas a última (do gozo) não está parecendo gozo, uma dica seria fazer jato com uma única ponta mais concentrada ao invés de varias.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Why don't you come and join my revolution some time?
Autor: Kapixbara
Figura Histórica: Napoleão Bonaparte
Redes sociais: @kapixbara (Instagram e Twitter)

Motivo da escolha: Napoleão implementou reformas liberais influentes até hoje, ideas como meritocracia, igualdade perante a lei, direitos de propriedade, tolerância religiosa, educação secular moderna foram defendidas e estendidas por Napoleão. Também é dito que ele era baixo e gordinho em seus últimos anos, o que o torna totalmente meu tipo :P
Um pouco sobre o personagem: Napoleão (1769-1821) foi um estadista e líder militar francês que ganhou destaque durante a Revolução Francesa e liderou várias campanhas militares de sucesso durante as Guerras Revolucionárias Francesas. Ele é considerado um dos maiores comandantes da história e suas guerras e campanhas são estudadas em escolas militares em todo o mundo.


Descrição da ilustração: Fazer amor E guerra, Napoleão está sempre pronto para uma nova conquista.


Comentário do Saito_Gui: Dizia-se que Napoleão era baixinho, depois veio à luz informações de que não era bem assim. Enfim, essa não é a discussão da vez. O fato é que ele sempre teve essa aura de encrenqueiro (conseguiu expulsar a corte portuguesa pra cá), característica bem explorada aqui. Um ótimo uso de cores e estilos de pintura diferentes.
Comentário do Girolow_BJ: E temos aqui nosso competidor internacional! Eu gostei muito desta arte pois ela retrata o Napoleão da forma mais interessante possível. Ela é realista e bem feita. Posso  até estar enganado sobre isso, mas ao que parece, o artista mesclou arte tradicional e digital aqui, pois enquanto parece que o Napoleão foi totalmente feito e pintado a mão com lápis de cor em um belo exemplo de arte tradicional, o cavalo parece ter passado por uma pintura digital. Isso ficou maravilhoso. Gostei mesmo.
Comentário do Eu Sou Infinito: A pintura do personagem e seu cavalo ficaram muito boas, o uso de cores para a pele e roupa dele se complementam, deixando a arte ainda mais gostosa de se ver. O desenho detalhado e uniforme dos pelos ficou ótima, pois ajudaram a dar forma às partes do corpo e principalmente para sua barriga. Sua expressão deixou o personagem ousado, combinando sua pose e vestimenta.

----------------------------------------------------------

Chave 03

Resultado:
Autor: lobo202 - Hora do Exame
Instagram: 15 Votos
Twiter: 05 Votos
Enquete: 06 Votos
Total: 26 Votos
Autor: Bara Júpter - O Imperador “Gladiador”
Instagram: 23 Votos
Twiter: 25 Votos
Enquete: 13 Votos
Total: 61 Votos

O Vencedor é, de Bara Júpter, "O Imperador “Gladiador”"!



Título: Hora do Exame
Autor: lobo202
Figura Histórica: Louis Pasteur
Redes sociais: --------

Motivo da escolha: Ele é velho é barbudo, isso me agrada, e a temática de cientista (médico) era boa também.
Um pouco sobre o personagem: Louis Pasteur foi um cientista francês cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.


Descrição da ilustração: Ele está checando a virilidade do paciente.


Comentário do Saito_Gui: Um personagem histórico inesperado para este concurso. Que bom que os participantes lançaram as opções com uma mira bem longe! Este aqui abusou dos detalhes e criou uma obra que conecta estes extremos da fome por conhecimento e lascívia. Bem inteligente explorar os infinitos campos da ciência.
Comentário do Girolow_BJ: Esse desenho em específico traz várias coisas que eu gosto, como uma boa pintura, texturas interessantes e uma história. Acho interessante o visual severo do personagem enquanto veste a camisinha em seu parceiro o preparando para partir pro ataque. A única coisa que eu talvez mudaria seriam as mãos, que parecem estar um pouco pequenas.
Comentário do Eu Sou Infinito: O brilho da camisinha ficou incrível, muito bem feita e chamativa. O rosto do personagem o deixou muito sério, combinando bem com o tema “daddy”. Um detalhe é a anatomia das pernas e bacia do outro personagem que ficaram meio confusas a primeira vista, mas a dos braços do doutor ficaram muito boas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: O Imperador “Gladiador”
Autor: Bara Júpiter
Figura Histórica: Imperador Lúcio Elios Aurélios Commdus. Ou mais conhecido como Cómodo
Redes sociais: @bara_jupiter (Instagram)
@BaraJupiter (Twitter)
deviantart.com/barajupiter

Motivo da escolha: Apesar de ser um cara beeem errado, eu gosto de como ele parece ser o mais pirado entre os imperadores romanos, perdendo apenas para o Calígula. E também curto a fanfic da minha cabeça, onde ele desce secretamente aos aposentos dos gladiadores antes de matá-los no dia seguinte para satisfazê-los das melhores formas.
Um pouco sobre o personagem: Cómodo, nascido Lúcio Elios Aurélios Commdus, foi o primeiro imperador a nascer em meio ao reinado de seu pai legítimo Marco Aurélio.
Nasceu em 31 de agosto de 161 d.C, reinou de 177, até a sua morte em 31 de Dezembro de 192. Recebeu o título de César com 5 anos, se tornando imperador “único” com 18, pois antes, era co-imperador com seu pai.
Foi conhecido como o Imperador Gladiador, pois se declarava encarnação de Hércules - se deixou ficar barbudo e tudo, matava animais, e gladiadores no coliseu. Fontes dizem que aos gladiadores eram dadas armas de brinquedo para lutar contra ele, porém, concordam que era um ótimo arqueiro.


Descrição da ilustração: Cômodo, o polêmico imperador que se declarava a encarnação de Hércules, de dia mata gladiadores no coliseu em um espetáculo desaprovado pelos cidadãos romanos, pois esta função era baixa, e indigna de um governante. Mas o que eles pensariam se o imperador, uma noite antes, desse uma última diversão para esses gladiadores?


Comentário do Saito_Gui: É uma sensação meio agridoce saber sobre o passado desse imperador (quem diria, um concurso que também ensina história! Só aqui, no B de Bara). Mas a abordagem desta história não contada sobre Cômodo, que rende muitas especulações, não peca em nada em qualidade. Uma produção bem elaborada e um criativo laço entre o tema do concurso e a área de atuação do blog.
Comentário do Girolow_BJ: Esse desenho está realmente lindo, não tem como colocar de outra forma. Aqui tem músculos, pelos e aquele bukkake de comemoração. O que mais me surpreendeu nesse desenho foi a textura da pele dos personagens e a aplicação de luz e sombra. É visível a evolução do trabalho do autor desta obra levando em consideração seus trabalhos em edições anteriores do concurso. Está realmente de parabéns. Minha única crítica aqui diz respeito aos pelos corporais. Eles destoam muito da pintura e dada a qualidade desta, ficaram estranhos e ouso dizer um pouco aquém na qualidade se comparados.
Comentário do Eu Sou Infinito: Músculos e mais músculos, a anatomia dos personagens ficou ótima e as cores também. Os pelos de diferentes cores, tamanhos, quantidades e aspectos deixou cada personagem único e mais interessante de se olharem. A distribuição dos elementos ficou ótima. Um detalhe é o rosto do imperador ficou meio torta e seu cabelo parece não combinar com o estilo de pintura das outras partes da arte. Um detalhe que deixaria a arte mais interessante, anatomicamente, seria se a clavícula do imperador estivesse um pouco mais arredondada por conta da perspectiva.
----------------------------------------------------------

Chave 04

Resultado:
Autor: Setsu - Auto Nudez
Instagram: 30 Votos
Twiter: 22 Votos
Enquete: 12 Votos
Total: 64 Votos
Autor: Cosmian - O retorno do homem da lua
Instagram: 15 Votos
Twiter: 20 Votos
Enquete: 10 Votos
Total: 45 Votos


O Vencedor é, de Setsu, "Auto Nudez"!



Título: Auto Nudez
Autor: Setsu
Figura Histórica: Vincent Van Gogh
Redes sociais: @assisdd (Instagram)

Motivo da escolha: Não só as obras mas assim como a figura de Vicent são bastante icônicas atualmente, além disso o estilo de pintura do mesmo me atraia, sejam pelas cores, texturas etc.
Um pouco sobre o personagem: Vincent Van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Nasceu em Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de março de 1853. Filho de um pastor calvinista era uma criança rebelde e insolado.


Descrição da ilustração: Nunca cheguei a ver por aí autorretrato com nudez, então resolvi aproveitar a oportunidade e a ideia.


Comentário do Saito_Gui: Interessante ter escolhido o próprio estilo do artista para criar essa arte; confesso que parece ser algo que ele mesmo seria capaz de fazer (quem sabe uma versão assim do próprio Van Gogh esteja escondida por aí). Foi muito criativo fazer essa ponte e toda a construção é de bom gosto, está muito bem feita e linda de se ver.
Comentário do Girolow_BJ: Eu honestamente gostei muito desta arte. Ela foi a primeira enviada e ver o retrato de um personagem tão famoso e significativo para o mundo da arte retratado desta forma a homenagear seu estilo pessoal é, no mínimo, interessante. Foi algo muito bem feito, está de parabéns.
Comentário do Eu Sou Infinito: As cores usadas e padrões que imitam pinceladas ao fundo se encaixaram perfeitamente com as características da pintura de Van Gogh. A pose natural, dando uma sensação de suavidade e naturalidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: O retorno do homem da lua
Autor: Cosmian
Figura Histórica: Neil Armstrong
Redes sociais: @Cosmian_ (Twitter)

Motivo da escolha: Eu sempre gostei muito do espaço. Seguindo essa linha de pensamento, me surgiram na cabeça personalidades mais antigas como Galileu. Porém queria alguém um pouco mais moderno e atual. Casando essas ideias me veio na cabeça Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua.
Um pouco sobre o personagem: Neil Alden Armstrong foi um engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor norte-americano que tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua em 1969. Armstrong estudou engenharia na Universidade Purdue; em 1949 tornou-se aspirante da Marinha dos Estados Unidos e, no ano seguinte, formou-se aviador naval. Lutou na Guerra da Coreia a partir do porta-aviões USS Essex e depois completou seu bacharelado em engenharia; na sequência, trabalhou como piloto de testes na Estação de Voo de Alta-Velocidade da Base Aérea Edwards, voando diversas aeronaves da Série Centenária e, por sete vezes, no North American X-15. Também participou de dois programas espaciais concebidos pela Força Aérea: Man in Space Soonest e X-20 Dyna-Soar.
Armstrong entrou para o corpo de astronautas da NASA em seu segundo grupo, selecionado em 1962. Fez seu primeiro voo espacial como comandante da Gemini VIII em março de 1966, tornando-se o primeiro astronauta civil da NASA a ir para o espaço.
Em julho de 1969, ele e Buzz Aldrin, piloto do Módulo Lunar, realizaram a primeira alunissagem tripulada da história, passando duas horas fora da nave espacial enquanto Michael Collins permaneceu na órbita lunar dentro do Módulo de Comando e Serviço. Quando Armstrong pisou na superfície lunar, ele proferiu a famosa frase "É um pequeno passo para [um] homem, um salto gigante para a humanidade".


Descrição da ilustração: Pensei em fazer um desenho que representaria os primeiros momentos na Terra após o retorno da missão bem-sucedida. Toda a felicidade e orgulho por ter sido o primeiro homem a pisar na lua, se misturando com desejo e excitação.
O que melhor para fazer depois de uma missão bem-sucedida que não se “aliviar”?


Comentário do Saito_Gui: Acho que este aqui foi inspirado naqueles calendários diferentões, sabe? E concordo: chega de calendário dos bombeiros, vamos celebrar mais profissões! Essa foi uma peça bem elaborada e, intencional ou não, lembra bem essas temáticas que existem em alguns países. É um desenho bem elaborado e fiel ao personagem retratado.
Comentário do Girolow_BJ: Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade. A figura escolhida foi muito boa e a forma como foi retratada também. Gostei bastante, apesar de que o Sr. Armstrong chegou dando bandeira...
Comentário do Eu Sou Infinito: Assim seria se um biscoiteiro como eu fosse até a lua. O fato dele segurar o capacete no braço e posa mias natural e simples deixou parecendo uma foto para revista homoerótica, o que é interessante. A expressão do personagem parece maio vazia, seria interessante tendo-o olhando para o espectador ou para um dos lados. A distribuição dos elementos de cenário não ficou muito uniforme, uma dica seria redistribui-los de uma forma mais harmônica.
----------------------------------------------------------

Chave 05

Resultado:
Autor: Marduk Otoko - Os novos chefes da máfia
Instagram: 60 Votos
Twiter: 33 Votos
Enquete: 18 Votos
Total: 111 Votos
Autor: Einzbern - Call me Daddy
Instagram: 07 Votos
Twiter: 05 Votos
Enquete: 03 Votos
Total: 15 Votos


O Vencedor é, de Marduk Otoko, "Os novos chefes da máfia"!



Título: Os novos chefes da máfia
Autor: Marduk Otoko
Figura Histórica: Alphonse Capone e Johnny Torrio
Redes sociais: @otoko.reporter (instagram)

Motivo da escolha: Histórias de mafiosos são carregadas de uma elegância e masculinidade magnéticas, logo, não é atoa que elas sempre voltam a aparecer nos cinemas e histórias em quadrinho em histórias carregadas de suspense ação e homoromantismo.
Um pouco sobre o personagem: 



Descrição da ilustração: Com base nos conceitos que me motivaram a fazer esta imagem resolvi criar uma arte para o concurso que expressasse bem o lado sujo do Brooklin entre os anos 1910 e 1920, que tivesse um aspecto violento, porém leve. A ideia original era apenas fazer dois mafiosos, porém a inserção de Al Capone e Johnny Torrio veio naturalmente e assim dei identidade ao encontro dos dois antes deles entrarem para o grupo do Big Jim e formação da gangue Chicago Outfit.


Comentário do Saito_Gui: Gostei do estilo “de época”, lembra bem um estilo meio art nouveau. É um ótimo exemplo ao tema, está bem trabalhado e explora bem o uso de sombras e texturas. Será que é esse o motivo dos chefões da máfia serem tão temidos? Acho que nunca saberemos!
Comentário do Girolow_BJ: A escolha dos personagens foi bel interessante. Achei legal como foram retratados e as técnicas usadas. O fato do uso de linhas mais leves e uma paleta bem acinzentada denotando meio que uma foto de época é um toque muito sutil, delicado e interessante, talvez a única coisa que eu mudaria um pouco seriam os olhos.
Comentário do Eu Sou Infinito: A forma estilizada da ilustra ficou fantástica. Remetem aos clássicos personagens de quadrinhos dos jornais estado-unidenses da primeira metade do século 20. Suas cores puxadas para o cinza, foram uma ótima escolha e combinaram com a ideia de tesão e tensão de se ter dois homens tão perigosos e gostosos na sua frente.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Call me Daddy
Autor: Einzbern
Figura Histórica: Alberto Santos Dumont
Redes sociais: --------

Motivo da escolha: Tudo começou com uma conversa com o grigo e eu, acabei pensando num trocadilho envolvendo o Santos Dumont ser o pai da aviação e a palavra “daddy” e assim nasceu o desenho. Postar uma piada de tiozão num concurso do bdb é só a cereja do bolo.
Um pouco sobre o personagem: Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito preestabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares. Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.


Descrição da ilustração: Peço desculpas se a arte não estiver tão boa, ainda estou aprendendo a usar os recursos da arte digital, mas não queria deixar esse concurso passar em branco, espero que gostem <3


Comentário do Saito_Gui: Básico, mas totalmente ligado ao tema. E eu arrisco dizer ousada: eu sempre vi Santos Dumont em seu fiel terno, quem vai saber o que ele escondia ali embaixo? Uma arte direto-ao-ponto.
Comentário do Girolow_BJ: Eu real estou rindo muito desse. Esse Santos Dumont está mais do que pronto pra levar alguém pras nuvens. Nesta arte eu vejo coisas bem positivas como a tentativa da musculatura e de luz e sombra, mas, talvez, por não ter uma mesa digitalizadora, o traço saiu um pouco tremido. Gostaria de ver como esse desenho ficaria com um traço mais firme. Pontos extras pela cuequinha pedindo bis 14 vezes, no entanto! xD
Comentário do Eu Sou Infinito: Vou te chamar de daddy da aviação. A brincadeira usada aqui foi criativa e muito divertia. Nos tons de rosa e azul ao fundo deram serenidade à ilustração. Recomendo tomar cuidado com a anatomia na parte do tronco e da pose, seria interessante ver as mão do personagem interagindo com seu corpo.
----------------------------------------------------------

Chave 06

Resultado:
Autor: Ivys - Che e a vara
Instagram: 39 Votos
Twiter: 29 Votos
Enquete: 16 Votos
Total: 84 Votos
Autor: AKT - Os Renascentistas Ninjas
Instagram: 35 Votos
Twiter: 17 Votos
Enquete: 08 Votos
Total: 60 Votos


O Vencedor é, de Ivys, "Che e a vara"!



Título: Che e a vara
Autor: Ivys
Figura Histórica: Che Guevara
Redes sociais: @ivysleepy (Twitter pessoal)
@sleepysenpai42 (Twitter de arte nsfw)
ivysleepy (Twitch)

Motivo da escolha: Escolhi por ser uma figura de um revolucionário histórico muito gato.
Um pouco sobre o personagem: Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura importante da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo de rebeldia na cultura popular.


Descrição da ilustração: Revolucionário argentino sacando sua arma bélica.


Comentário do Saito_Gui: O tema deste ano expandiu os limites da criatividade, e por se tratar de figuras históricas, eu particularmente pensei no problema que poderia surgir com a abordagem dada – questionamentos do tipo: será que vai dar certo? Enfim, deu certo, e esta representação do Che pode acabar atiçando muitas fantasias. É criativo, está no tema e foi respeitosa.
Comentário do Girolow_BJ: Bem, o que eu posso dizer sobre essa? Pra começar, o título é um trocadilho que já vem pronto, né? Quanto a arte em si, gostei muito dos detalhes de luz e sombra e em especial dos pelos. O Che mais gordinho é só mais um ponto interessante aqui.
Comentário do Eu Sou Infinito: A arte ficou bem construída anatomicamente, apenas o detalhe do peitoral que ficaria melhor mais arredondado para ficar mais natural. Os detalhes dos pelos pelo corpo ficaram impecáveis e chamativos para o personagem, sem contar pelo detalhamento do seu pênis e da criatividade de vesti-lo com uma roupa estilizada.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Os Renascentistas Ninjas
Autor: AKT
Figura Histórica: Os renascentistas (Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello, Rafael)
Redes sociais: --------

Motivo da escolha: Me inspirei nas tartarugas ninjas que fizeram parte da minha infância, e também as grandes inspirações que foram para o mundo da arte!
Um pouco sobre o personagem: Os renascentistas foram artistas que atuaram no movimento de reforma artística, e estes foram pensadores renascentistas que expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica. E alguns dos principais mediadores da época são Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Rafael.





Descrição da ilustração: Uma inspiração clara das tartarugas ninjas, e aproveitando para homenagear essas figuras do renascentismo, que inspiraram e revolucionaram a sociedade com seus pensamentos culturais e científicos, trazendo renovação nas áreas de filosofia, artes, ciência, entre outras.


Comentário do Saito_Gui: Ha, esse aqui escalou longe os degraus da criatividade. Muito sagaz juntar três tópicos em apenas uma arte: o tema do concurso, figuras históricas e um desenho animado. Muito inteligente!
Comentário do Girolow_BJ: Eis aqui mais um veterano dos concursos que inclusive já lançou trabalhos próprios e autorais no blog e dessa vez ele trouxe uma arte com um verdadeiro trocadalho do carilho! Uma arte adulta e excitante que não só cumpre os requisitos com quatro figuras históricas importantes mas também de forma a remeter a um desenho que marco a infância de muitos. Sério, foi muito no ponto, parabéns mesmo!
Comentário do Eu Sou Infinito: Referência pra que te quero. O uso da referência às tartarugas ninjas foi criativa e engraçada. Não pude ver muita semelhança entre alguns dos personagens e suas referências, embora eles tenham ficado com os rostos muito bem desenhados e muito bonitos. A anatomia de todos está impressionante, mas suas poses parecem desconexas umas com as outras. As referências de obras dos artistas ao fundo na forma de grafite foi uma escolha interessante que agregou muito à arte como um todo.
----------------------------------------------------------

Semifinal 01

Resultado:
Autor: Pedroca West - Tibira do Maranhão
Instagram: 19 Votos
Twiter: 09 Votos
Enquete: 18 Votos
Total: 46 Votos
Autor: Kyriel - A recompensa do Imperador Augusto
Instagram: 31 Votos
Twiter: 20 Votos
Enquete: 09 Votos
Total: 60 Votos


O Vencedor é, de Kyriel, "A recompensa do Imperador Augusto"!



Título: Tibira do Maranhão
Autor: Pedroca West
Figura Histórica: Tibira do Maranhão
Redes sociais: disouto (instagram)

Motivo da escolha: Mártir das gays.
Um pouco sobre o personagem: Foi morte por ser gay e  pode ser canonizado como mártir.


Descrição da ilustração: Mártir das gays.


Comentário do Saito_Gui: Sabe, o interessante de um concurso assim é a ampla margem de possibilidades: nunca se sabe o que pode vir. Entre artes criativas, simples, engraçadas, satíricas ou sérias, é sempre uma ótima surpresa, pois uma abordagem pode acabar trazendo muito mais do que se esperava. Uma grande mensagem e ótimo uso de linhas e sombras.
Comentário do Girolow_BJ: O que ei mais gostei nesta arte, fora as técnicas apresentadas e o certo realismo, é a carga emocional que ela traz, é o que ela conta. Ela não é só uma simples arte pois nos remete muito ao contexto histórico do personagem e não só pelos textos inclusos, mas a colocação em sim é interessante e por si só mostra uma narrativa interessante. Está de parabéns, foi uma bela escolha e um bom trabalho, sem dúvidas.
Comentário do Eu Sou Infinito: A composição da arte ficou incrível, assim como pintura e profundidade dos movimentos e expressão do personagem. A história narrada pelo próprio ficou emocionante e forte. A distribuição dos textos ficou um pouco confusa para o leitor, talvez comprometendo um pouco o ritmo de leitura dessa breve narrativa tão bonita.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: A recompensa do Imperador Augusto
Autor: Kyriel
Figura Histórica: Imperador Romano Augustus (Augusto)
Redes sociais: --------

Motivo da escolha: Desde que li a proposta do concurso tinha em mente uma personalidade de origem romana, por que existem registros e artefatos da época que representa uma maior liberdade e aceitação quanto a tema sexualidade dentro do império. Tendo isso em mente fiz uma pesquisa sobre os imperadores romanos e encontrei o Augustus, o primeiro imperador romano.
Um pouco sobre o personagem: Caio Júlio César Otaviano Augusto (nascido Caio Otávio) foi o primeiro imperador romano. Ele era sobrinho-neto de Júlio César e por ele foi adotado. Assim como Júlio César, Otávio também compôs um triunvirato, o Segundo Triunvirato Romano, uma aliança efetivada para que líderes dividissem o poder. O Segundo Triunvirato foi reconhecido oficialmente, e era formado por Otávio, Emílio Lépido e Marco Antônio. Uma das principais intenções do trio era perseguir os conspiradores responsáveis pelo assassinato de Júlio César. No entanto, a relação do trio foi abalada, primeiro pela tentativa de Lépido em tomar o poder, e depois pela disputa entre Otávio e Marco Antônio, que na Batalha de Actum entraram em conflito aberto no mar da Grécia. Otávio saiu vencedor da disputa, e Marco Antônio, apoiado por Egito e lutando ao lado de Cleópatra, fugiu com a faraís para as terras ao norte da África, marcando o fim do segundo triunvirato e o início do Império Romano, sob a liderança de Otávio.
Vencendo seus opositores foi nomeado o grande e principal general, sendo reconhecido pelo senado como o principal, ou o príncipe. Por isso recebeu o título de Augusto, como ficou conhecido na História. Por ser o príncipe, o regime passou de uma república para império. Foi durante o governo de Augusto que ocorreu o período conhecido como a Pax Romana, que foi historicamente os dois primeiros séculos do Império Romano, instaurado em 27 a.C. por Otávio Augusto. Neste período, a população romana viveu protegida do seu maior receio: as invasões dos bárbaros que viviam junto às fronteiras.


Descrição da ilustração: O conjunto de ilustrações busca representar a “comemoração” do Imperador e seus soldados após voltarem vitoriosos de uma guerra. A construção das ilustrações tiveram duas inspirações: A primeira veio do trabalho do artista “Daniel Voshart”, que reconstitui as formas e os rostos de todos os imperadores romanos usando as suas estátuas como base; e o trabalho do artista Takezamurai, que usei como referência na construção de forma e nos traços.







Comentário do Saito_Gui: Quem diria, uma sequência! E uma figura histórica inesperada; achei que os participantes se ateriam apenas a figuras mais ligadas às artes ou mais contemporâneas. Achei o estilo mais cartunesco divertido e empolgante. Roma, a propósito, sempre instiga esses sentimentos mais eróticos, né?
Comentário do Girolow_BJ: Esse imperador poderia muito bem ser chamado de a rainha do Bukake, né? Eu gostei bastante da forma como foi representada essa comemoração de vitória na forma de uma “bacanal”, em especial pelo fato de que isso não está nada longe do que realmente poderia ter acontecido, pois como é sabido, antes da adesão ao cristianismo, a cultura romana era bem mais aberta, então coisas como orgias, inclusive compostas apensas por homens, não são nada improváveis. Parabéns pela ideia.
Comentário do Eu Sou Infinito: O estilo de arte meio cartunizado e simples é chamativo aos olhos e, anatomicamente, o seu corpo foi bem desenhado dentro deste estilo. A luz com maior contraste em seu peito foi ótima ideia para focar o olhar a este porto do desenho. As diversas variações ficaram muito interessantes, apenas a última (do gozo) não está parecendo gozo, uma dica seria fazer jato com uma única ponta mais concentrada ao invés de varias.
----------------------------------------------------------

Semifinal 02

Resultado:
Autor: Bara Júpter - O Imperador “Gladiador”
Instagram: 39 Votos
Twiter: 30 Votos
Enquete: 29 Votos
Total: 98 Votos
Autor: Setsu- Auto Nudez
Instagram: 21 Votos
Twiter: 14 Votos
Enquete: 25 Votos
Total: 60 Votos


O Vencedor é, de Bara Júpiter, "O Imperador “Gladiador”"!


Título: O Imperador “Gladiador”
Autor: Bara Júpiter
Figura Histórica: Imperador Lúcio Elios Aurélios Commdus. Ou mais conhecido como Cómodo
Redes sociais: @bara_jupiter (Instagram)
@BaraJupiter (Twitter)
deviantart.com/barajupiter

Motivo da escolha: Apesar de ser um cara beeem errado, eu gosto de como ele parece ser o mais pirado entre os imperadores romanos, perdendo apenas para o Calígula. E também curto a fanfic da minha cabeça, onde ele desce secretamente aos aposentos dos gladiadores antes de matá-los no dia seguinte para satisfazê-los das melhores formas.
Um pouco sobre o personagem: Cómodo, nascido Lúcio Elios Aurélios Commdus, foi o primeiro imperador a nascer em meio ao reinado de seu pai legítimo Marco Aurélio.
Nasceu em 31 de agosto de 161 d.C, reinou de 177, até a sua morte em 31 de Dezembro de 192. Recebeu o título de César com 5 anos, se tornando imperador “único” com 18, pois antes, era co-imperador com seu pai.
Foi conhecido como o Imperador Gladiador, pois se declarava encarnação de Hércules - se deixou ficar barbudo e tudo, matava animais, e gladiadores no coliseu. Fontes dizem que aos gladiadores eram dadas armas de brinquedo para lutar contra ele, porém, concordam que era um ótimo arqueiro.


Descrição da ilustração: Cômodo, o polêmico imperador que se declarava a encarnação de Hércules, de dia mata gladiadores no coliseu em um espetáculo desaprovado pelos cidadãos romanos, pois esta função era baixa, e indigna de um governante. Mas o que eles pensariam se o imperador, uma noite antes, desse uma última diversão para esses gladiadores?


Comentário do Saito_Gui: É uma sensação meio agridoce saber sobre o passado desse imperador (quem diria, um concurso que também ensina história! Só aqui, no B de Bara). Mas a abordagem desta história não contada sobre Cômodo, que rende muitas especulações, não peca em nada em qualidade. Uma produção bem elaborada e um criativo laço entre o tema do concurso e a área de atuação do blog.
Comentário do Girolow_BJ: Esse desenho está realmente lindo, não tem como colocar de outra forma. Aqui tem músculos, pelos e aquele bukkake de comemoração. O que mais me surpreendeu nesse desenho foi a textura da pele dos personagens e a aplicação de luz e sombra. É visível a evolução do trabalho do autor desta obra levando em consideração seus trabalhos em edições anteriores do concurso. Está realmente de parabéns. Minha única crítica aqui diz respeito aos pelos corporais. Eles destoam muito da pintura e dada a qualidade desta, ficaram estranhos e ouso dizer um pouco aquém na qualidade se comparados.
Comentário do Eu Sou Infinito: Músculos e mais músculos, a anatomia dos personagens ficou ótima e as cores também. Os pelos de diferentes cores, tamanhos, quantidades e aspectos deixou cada personagem único e mais interessante de se olharem. A distribuição dos elementos ficou ótima. Um detalhe é o rosto do imperador ficou meio torta e seu cabelo parece não combinar com o estilo de pintura das outras partes da arte. Um detalhe que deixaria a arte mais interessante, anatomicamente, seria se a clavícula do imperador estivesse um pouco mais arredondada por conta da perspectiva.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Auto Nudez
Autor: Setsu
Figura Histórica: Vincent Van Gogh
Redes sociais: @assisdd (Instagram)

Motivo da escolha: Não só as obras mas assim como a figura de Vicent são bastante icônicas atualmente, além disso o estilo de pintura do mesmo me atraia, sejam pelas cores, texturas etc.
Um pouco sobre o personagem: Vincent Van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Nasceu em Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de março de 1853. Filho de um pastor calvinista era uma criança rebelde e insolado.


Descrição da ilustração: Nunca cheguei a ver por aí autorretrato com nudez, então resolvi aproveitar a oportunidade e a ideia.


Comentário do Saito_Gui: Interessante ter escolhido o próprio estilo do artista para criar essa arte; confesso que parece ser algo que ele mesmo seria capaz de fazer (quem sabe uma versão assim do próprio Van Gogh esteja escondida por aí). Foi muito criativo fazer essa ponte e toda a construção é de bom gosto, está muito bem feita e linda de se ver.
Comentário do Girolow_BJ: Eu honestamente gostei muito desta arte. Ela foi a primeira enviada e ver o retrato de um personagem tão famoso e significativo para o mundo da arte retratado desta forma a homenagear seu estilo pessoal é, no mínimo, interessante. Foi algo muito bem feito, está de parabéns.
Comentário do Eu Sou Infinito: As cores usadas e padrões que imitam pinceladas ao fundo se encaixaram perfeitamente com as características da pintura de Van Gogh. A pose natural, dando uma sensação de suavidade e naturalidade.
----------------------------------------------------------

Semifinal 03

Resultado:
Autor: Marduk Otoko - Os novos chefes da máfia
Instagram: 37 Votos
Twiter: 25 Votos
Enquete: 27 Votos
Total: 89 Votos
Autor: Ivys - Che e a vara
Instagram: 40 Votos
Twiter: 28 Votos
Enquete: 68 Votos
Total: 136 Votos


O Vencedor é, de Ivys, "Che e a vara"!


Título: Os novos chefes da máfia
Autor: Marduk Otoko
Figura Histórica: Alphonse Capone e Johnny Torrio
Redes sociais: @otoko.reporter (instagram)

Motivo da escolha: Histórias de mafiosos são carregadas de uma elegância e masculinidade magnéticas, logo, não é atoa que elas sempre voltam a aparecer nos cinemas e histórias em quadrinho em histórias carregadas de suspense ação e homoromantismo.
Um pouco sobre o personagem: 



Descrição da ilustração: Com base nos conceitos que me motivaram a fazer esta imagem resolvi criar uma arte para o concurso que expressasse bem o lado sujo do Brooklin entre os anos 1910 e 1920, que tivesse um aspecto violento, porém leve. A ideia original era apenas fazer dois mafiosos, porém a inserção de Al Capone e Johnny Torrio veio naturalmente e assim dei identidade ao encontro dos dois antes deles entrarem para o grupo do Big Jim e formação da gangue Chicago Outfit.


Comentário do Saito_Gui: Gostei do estilo “de época”, lembra bem um estilo meio art nouveau. É um ótimo exemplo ao tema, está bem trabalhado e explora bem o uso de sombras e texturas. Será que é esse o motivo dos chefões da máfia serem tão temidos? Acho que nunca saberemos!
Comentário do Girolow_BJ: A escolha dos personagens foi bel interessante. Achei legal como foram retratados e as técnicas usadas. O fato do uso de linhas mais leves e uma paleta bem acinzentada denotando meio que uma foto de época é um toque muito sutil, delicado e interessante, talvez a única coisa que eu mudaria um pouco seriam os olhos.
Comentário do Eu Sou Infinito: A forma estilizada da ilustra ficou fantástica. Remetem aos clássicos personagens de quadrinhos dos jornais estado-unidenses da primeira metade do século 20. Suas cores puxadas para o cinza, foram uma ótima escolha e combinaram com a ideia de tesão e tensão de se ter dois homens tão perigosos e gostosos na sua frente.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Che e a vara
Autor: Ivys
Figura Histórica: Che Guevara
Redes sociais: @ivysleepy (Twitter pessoal)
@sleepysenpai42 (Twitter de arte nsfw)
ivysleepy (Twitch)

Motivo da escolha: Escolhi por ser uma figura de um revolucionário histórico muito gato.
Um pouco sobre o personagem: Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura importante da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo de rebeldia na cultura popular.


Descrição da ilustração: Revolucionário argentino sacando sua arma bélica.


Comentário do Saito_Gui: O tema deste ano expandiu os limites da criatividade, e por se tratar de figuras históricas, eu particularmente pensei no problema que poderia surgir com a abordagem dada – questionamentos do tipo: será que vai dar certo? Enfim, deu certo, e esta representação do Che pode acabar atiçando muitas fantasias. É criativo, está no tema e foi respeitosa.
Comentário do Girolow_BJ: Bem, o que eu posso dizer sobre essa? Pra começar, o título é um trocadilho que já vem pronto, né? Quanto a arte em si, gostei muito dos detalhes de luz e sombra e em especial dos pelos. O Che mais gordinho é só mais um ponto interessante aqui.
Comentário do Eu Sou Infinito: A arte ficou bem construída anatomicamente, apenas o detalhe do peitoral que ficaria melhor mais arredondado para ficar mais natural. Os detalhes dos pelos pelo corpo ficaram impecáveis e chamativos para o personagem, sem contar pelo detalhamento do seu pênis e da criatividade de vesti-lo com uma roupa estilizada.
----------------------------------------------------------

Final

Resultado:
Autor: Kyriel - A recompensa do Imperador Augusto
Instagram: 10 Votos
Twiter: 11 Votos
Enquete: 07 Votos
Total: 28 Votos
Autor: Bara Júpter - O Imperador “Gladiador”
Instagram: 22 Votos
Twiter: 27 Votos
Enquete: 36 Votos
Total: 85 Votos
Autor: Ivys- Che e a vara
Instagram: 19 Votos
Twiter: 29 Votos
Enquete: 89 Votos
Total: 137 Votos

O Vencedor é, de Ivys, "Che e a vara"!


O Segundo lugar é, de Bara Júpter, "O emperador Gladiador"!


O Terceiro lugar é, de Kyriel, "A recompensa do Imperador Augusto"!



Título: A recompensa do Imperador Augusto
Autor: Kyriel
Figura Histórica: Imperador Romano Augustus (Augusto)
Redes sociais: --------

Motivo da escolha: Desde que li a proposta do concurso tinha em mente uma personalidade de origem romana, por que existem registros e artefatos da época que representa uma maior liberdade e aceitação quanto a tema sexualidade dentro do império. Tendo isso em mente fiz uma pesquisa sobre os imperadores romanos e encontrei o Augustus, o primeiro imperador romano.
Um pouco sobre o personagem: Caio Júlio César Otaviano Augusto (nascido Caio Otávio) foi o primeiro imperador romano. Ele era sobrinho-neto de Júlio César e por ele foi adotado. Assim como Júlio César, Otávio também compôs um triunvirato, o Segundo Triunvirato Romano, uma aliança efetivada para que líderes dividissem o poder. O Segundo Triunvirato foi reconhecido oficialmente, e era formado por Otávio, Emílio Lépido e Marco Antônio. Uma das principais intenções do trio era perseguir os conspiradores responsáveis pelo assassinato de Júlio César. No entanto, a relação do trio foi abalada, primeiro pela tentativa de Lépido em tomar o poder, e depois pela disputa entre Otávio e Marco Antônio, que na Batalha de Actum entraram em conflito aberto no mar da Grécia. Otávio saiu vencedor da disputa, e Marco Antônio, apoiado por Egito e lutando ao lado de Cleópatra, fugiu com a faraís para as terras ao norte da África, marcando o fim do segundo triunvirato e o início do Império Romano, sob a liderança de Otávio.
Vencendo seus opositores foi nomeado o grande e principal general, sendo reconhecido pelo senado como o principal, ou o príncipe. Por isso recebeu o título de Augusto, como ficou conhecido na História. Por ser o príncipe, o regime passou de uma república para império. Foi durante o governo de Augusto que ocorreu o período conhecido como a Pax Romana, que foi historicamente os dois primeiros séculos do Império Romano, instaurado em 27 a.C. por Otávio Augusto. Neste período, a população romana viveu protegida do seu maior receio: as invasões dos bárbaros que viviam junto às fronteiras.


Descrição da ilustração: O conjunto de ilustrações busca representar a “comemoração” do Imperador e seus soldados após voltarem vitoriosos de uma guerra. A construção das ilustrações tiveram duas inspirações: A primeira veio do trabalho do artista “Daniel Voshart”, que reconstitui as formas e os rostos de todos os imperadores romanos usando as suas estátuas como base; e o trabalho do artista Takezamurai, que usei como referência na construção de forma e nos traços.







Comentário do Saito_Gui: Quem diria, uma sequência! E uma figura histórica inesperada; achei que os participantes se ateriam apenas a figuras mais ligadas às artes ou mais contemporâneas. Achei o estilo mais cartunesco divertido e empolgante. Roma, a propósito, sempre instiga esses sentimentos mais eróticos, né?
Comentário do Girolow_BJ: Esse imperador poderia muito bem ser chamado de a rainha do Bukake, né? Eu gostei bastante da forma como foi representada essa comemoração de vitória na forma de uma “bacanal”, em especial pelo fato de que isso não está nada longe do que realmente poderia ter acontecido, pois como é sabido, antes da adesão ao cristianismo, a cultura romana era bem mais aberta, então coisas como orgias, inclusive compostas apensas por homens, não são nada improváveis. Parabéns pela ideia.
Comentário do Eu Sou Infinito: O estilo de arte meio cartunizado e simples é chamativo aos olhos e, anatomicamente, o seu corpo foi bem desenhado dentro deste estilo. A luz com maior contraste em seu peito foi ótima ideia para focar o olhar a este porto do desenho. As diversas variações ficaram muito interessantes, apenas a última (do gozo) não está parecendo gozo, uma dica seria fazer jato com uma única ponta mais concentrada ao invés de varias.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: O Imperador “Gladiador”
Autor: Bara Júpiter
Figura Histórica: Imperador Lúcio Elios Aurélios Commdus. Ou mais conhecido como Cómodo
Redes sociais: @bara_jupiter (Instagram)
@BaraJupiter (Twitter)
deviantart.com/barajupiter

Motivo da escolha: Apesar de ser um cara beeem errado, eu gosto de como ele parece ser o mais pirado entre os imperadores romanos, perdendo apenas para o Calígula. E também curto a fanfic da minha cabeça, onde ele desce secretamente aos aposentos dos gladiadores antes de matá-los no dia seguinte para satisfazê-los das melhores formas.
Um pouco sobre o personagem: Cómodo, nascido Lúcio Elios Aurélios Commdus, foi o primeiro imperador a nascer em meio ao reinado de seu pai legítimo Marco Aurélio.
Nasceu em 31 de agosto de 161 d.C, reinou de 177, até a sua morte em 31 de Dezembro de 192. Recebeu o título de César com 5 anos, se tornando imperador “único” com 18, pois antes, era co-imperador com seu pai.
Foi conhecido como o Imperador Gladiador, pois se declarava encarnação de Hércules - se deixou ficar barbudo e tudo, matava animais, e gladiadores no coliseu. Fontes dizem que aos gladiadores eram dadas armas de brinquedo para lutar contra ele, porém, concordam que era um ótimo arqueiro.


Descrição da ilustração: Cômodo, o polêmico imperador que se declarava a encarnação de Hércules, de dia mata gladiadores no coliseu em um espetáculo desaprovado pelos cidadãos romanos, pois esta função era baixa, e indigna de um governante. Mas o que eles pensariam se o imperador, uma noite antes, desse uma última diversão para esses gladiadores?


Comentário do Saito_Gui: É uma sensação meio agridoce saber sobre o passado desse imperador (quem diria, um concurso que também ensina história! Só aqui, no B de Bara). Mas a abordagem desta história não contada sobre Cômodo, que rende muitas especulações, não peca em nada em qualidade. Uma produção bem elaborada e um criativo laço entre o tema do concurso e a área de atuação do blog.
Comentário do Girolow_BJ: Esse desenho está realmente lindo, não tem como colocar de outra forma. Aqui tem músculos, pelos e aquele bukkake de comemoração. O que mais me surpreendeu nesse desenho foi a textura da pele dos personagens e a aplicação de luz e sombra. É visível a evolução do trabalho do autor desta obra levando em consideração seus trabalhos em edições anteriores do concurso. Está realmente de parabéns. Minha única crítica aqui diz respeito aos pelos corporais. Eles destoam muito da pintura e dada a qualidade desta, ficaram estranhos e ouso dizer um pouco aquém na qualidade se comparados.
Comentário do Eu Sou Infinito: Músculos e mais músculos, a anatomia dos personagens ficou ótima e as cores também. Os pelos de diferentes cores, tamanhos, quantidades e aspectos deixou cada personagem único e mais interessante de se olharem. A distribuição dos elementos ficou ótima. Um detalhe é o rosto do imperador ficou meio torta e seu cabelo parece não combinar com o estilo de pintura das outras partes da arte. Um detalhe que deixaria a arte mais interessante, anatomicamente, seria se a clavícula do imperador estivesse um pouco mais arredondada por conta da perspectiva.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: Che e a vara
Autor: Ivys
Figura Histórica: Che Guevara
Redes sociais: @ivysleepy (Twitter pessoal)
@sleepysenpai42 (Twitter de arte nsfw)
ivysleepy (Twitch)

Motivo da escolha: Escolhi por ser uma figura de um revolucionário histórico muito gato.
Um pouco sobre o personagem: Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura importante da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo de rebeldia na cultura popular.


Descrição da ilustração: Revolucionário argentino sacando sua arma bélica.


Comentário do Saito_Gui: O tema deste ano expandiu os limites da criatividade, e por se tratar de figuras históricas, eu particularmente pensei no problema que poderia surgir com a abordagem dada – questionamentos do tipo: será que vai dar certo? Enfim, deu certo, e esta representação do Che pode acabar atiçando muitas fantasias. É criativo, está no tema e foi respeitosa.
Comentário do Girolow_BJ: Bem, o que eu posso dizer sobre essa? Pra começar, o título é um trocadilho que já vem pronto, né? Quanto a arte em si, gostei muito dos detalhes de luz e sombra e em especial dos pelos. O Che mais gordinho é só mais um ponto interessante aqui.
Comentário do Eu Sou Infinito: A arte ficou bem construída anatomicamente, apenas o detalhe do peitoral que ficaria melhor mais arredondado para ficar mais natural. Os detalhes dos pelos pelo corpo ficaram impecáveis e chamativos para o personagem, sem contar pelo detalhamento do seu pênis e da criatividade de vesti-lo com uma roupa estilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA