O Furry Fandom nasceu da cultura pop. Respirou pela primeira vez em uma convenção de ficção científica. Animes e filmes, cartoons e quadrinhos, e o diploma de nerd: RPG de mesa. Todos foram influências na construção dessa comunidade. E nessa coluna, nós vamos falar um pouco dessa influência.
Se o furry fandom existe como é hoje, 90% da culpa é da Disney. 9% é dos videogame e RPGs, e 1% é todo o resto.
Robin Hood, O Cão e a Raposa, 101 Dalmatas, Mogli, Aristogatas, Bernardo e Bianca, Rei Leão e Irmão Urso. Esse são só alguns dos filmes da gigante dos cinemas Disney explorou a incrível terra dos animais antropomorfizados. E foram combustível puro para a comunidade furry durante os seus primeiros passos. Antes da internet, quem divulgava a fandom era o cinema e a TV.
Videogame? Sonic, Pokemon, Conker, Crash e Star Fox trouxeram a estética gamer, 8 bits, e o tech nerd para o furry fandom. Alguns jogos como Sonic e Pokemon tem microcomunidades inteiras dentro da fandom, dedicadas exclusivamente ao gênero. Se a Disney criou os furries, a Nintendo foi madrinha.
A estética da cultura pop influencia cada mínima parte do fandom, dos cenários épicos de Star Wars, ao fantástico dos livros de R.R. Tolkien, e isso dita não só as aparências dos fursonas, das artes e das histórias, mas também a comunidade.
Uma pesquisa do grupo FURScience, realizada na Anthrocon 2017, mostrou que 72.3% dos entrevistados jogavam jogos eletrônicos no mínimo uma vez ao dia.
Em outra pesquisa, do mesmo grupo, foi perguntado o nível de interesse de furries, de 1 a 7 em determinadas atividades. Enquanto o interesse por esportes não passou de 3, o interesse em ficção científica, animes, videogames, rpg de mesa, desenhos e quadrinhos, circulou entre 5 e 6.
Ser furry é muito mais do que gostar de animais com características humanas, e fetiches estranhos. É também ser geek, ou otaku, game ou mesmo maníaco pela disney. É uma comunidade que compartilha interesses diversos, e recebe qualquer um que precise de um lugar. Respeita os furry.
E pra concluir, falando em furries, tem dois animes com estética antropomórfica que estão pra sair:
- Beastars
- Brand New Animal
Recomendo dar uma olhada e ficar atento, pois os dois prometem bastante, e estão sendo feitos por ótimos estúdios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário