Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

OTOKO REPÓRTER Nº36 - ENTREVISTA COM ZOROJ



Estamos começando a trigésima sexta edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. E nesta primeira coluna do ano estamos com uma exclusiva com ZoroJ, autor da série My Life With A Orc e desenhista dos orcs mais gostosos do bara. 


ZoroJ

Nascido em 08 de julho 1996
Signo: Câncer
Idade: 22 Anos
Naturalidade: Rio Grande do Sul
Onde mora: Santiago - RS
Profissão: Ilustrador
Relacionamento: Solteiro


OR: Quando o assunto é consumir cultura, junto aos jogos vem os livros, comics, mangás e etc. O que gosta de ler e quais seus títulos favoritos?
Não sou muito de consumir livros, acho que sou enquadrado no nerd que só lê comics ou mangás. Meu título favorito de todos é Berserk e em segundo Gantz! Os dois são mangás seinen barra pesada, mas a história e os personagens são incríveis... Já no quesito mangás Bara, é difícil escolher UM favorito.... Creio que é mais fácil dizer que gosto da maioria dos mangás do Gai Mizuki xD.

OR: Continuando nessa pegada de cultura, Top 5 filmes, Top 3 séries e Top 3 flops.

Top 5 filmes:
1 - Scott Pilgrim contra o mundo (Atores, musica, ação e história. Tudo é maravilhoso nesse filme pra mim!);
2 - Eu sou a lenda (Meu filme favorito do Will Smith! amo filmes pós apocalípticos!);
3 - Kick-Ass 1 e 2 (Heróis na vida real seria quase isso! Mas nem tanto);
4 - Warcraft: Encontro de dois mundos (Filme de WoW tem que estar aqui! até hoje choro que não terá continuação...);
5 - Ponte para Terabitia (Um filme que te abraça quentinho mas depois te joga no boeiro pra tu chorar horrores, enfim amo!).



Top 3 Séries:
1 - Black Mirror (Adoro coisas com plot twist e com mind explosion que nos fazem refletir! QUE SÉRIE INCRÍVEL!);
2 - Stranger Things ( É Clichê gostar dessa série, mas não tem como... A mistura que fizeram com terror+ficção+anos 80 foi incrível!);
3 - Game of Thrones (Não tenho muito o que falar sobre essa serie, só que... É... FODA! E a última temporada vem aí... Coração na boca!).

Top 3 Flops:
1 - Demolidor (Série Netflix): (colocaram tanto HYPE pra mim assistir isso, ai fui lá... E era isso? Quase dormi assistindo os eps! Enfim dropei e não pretendo voltar a ver, afinal foi cancelada mesmo.);
2 - Capitão América: Guerra Civil ( Filme Marvel): (Todos pensam que filme da Marvel = sucesso e etc... Mas nesse caso aí pra mim, não foi! Broxei em vários aspectos...);
3 - The OA (Série Netflix): (Eu não sei o que é isso... Eu vi TODOS os eps e eu ainda não sei oque é isso.. Só lembro que assisti pois todo mundo tava falando na época que estreou, e eu ate hoje... Não sei oque é isso!).

OR: Como e quando você começou a desenhar?
Eu sempre desenhei! por mero hobby com vários desenhos tortos e tal! kkkkk mas em 2016, por aí... Notei que existem profissões que trabalham com isso, daí resolvi comprar minha primeira mesinha digitalizadora e tentar me aprimorar mais! Então se for contar esse aspecto, comecei a desenhar DE VERDADE faz uns 3-4 anos.

OR: E quando partiu pro bara e por quê?
No começo quando comecei a desenhar digitalmente eu notei que tinha pouca arte NSFW de orcs, e eu AMAVA ORCS! Então resolvi dar vida aos meus desejos e só foi ladeira abaixo ao mundo bara! Kkkkkk.



OR: Há uma clara diferença entre seu primeiro desenho bara e como ele foi se tornando. Como foi o processo de experimentar personagens cada vez mais exagerados?
Difícil! achei que fosse morrer de tanta frustração! Fazer personagens com proporções exageradas é extremamente difícil! Admiro artistas que fazem esse estilo com bastante frequência e facilidade!... Eu ainda estou numa fase de tentar facilitar o processo de desenhar grandes músculos e etc! No final tudo se resolve com pratica.



OR: Quais os artistas que mais admira nesse segmento com proporções exageradas?
GrisserArt e Cursedmaker! Esses dois fazem proporções que me agradam bastante! E tem também o JustMeGabeNewell, que faz umas coisas exageradas até demais (EXAGERADAS PA CARAI) mas curto muito como ele resolve a anatomia nesse exagero todo!



OR: Como funciona seu processo de produção? Tem alguma etapa que você goste mais durante este processo?


Eu tenho um gif de processo aqui da última arte que eu fiz. Na primeira parte do Esboço, eu sempre começo com uns rabiscos do volume geral, depois disso vou adicionando as linhas de sketch e detalhando para melhorar na hora de pintar. A parte da pintura começo no mesmo estilo do esboço, eu pinto as sombras e luzes gerais da figura, pra ver se vai ficar visivelmente bom de longe, e depois vou detalhando tudo! Minha parte favorita acho que é a de desenhar, pois tenho uma relação de amor e ódio com pintura ainda kkkkkk.

OR: Você poderia mostrar como é seu ambiente de trabalho?
bem não repara a bagunça aí...


OR: Você tem algum tipo de processo de trabalho tipo objetivos diários? Como é sua rotina?
Eu tenho um grave problema com procrastinação e a luta contra isso é diária! Mas uma coisa que estou começando a fazer é sempre treinar desenho e pintura antes de começar uma arte séria! Isso tem me ajudado a focar mais! Começar o dia treinando, como aquecimento e o resto do dia fazendo as artes que tenho que fazer!

OR: Por que decidiu focar a sua produção para o público estrangeiro postando conteúdo primeiramente em inglês?
Isso foi por causa do público que já havia no meu tumblr e o público que consumia bara no tumblr, a maioria era estrangeiro, então resolvi começar postando em inglês! No final foi algo bom porque me motivou a buscar curso de inglês e a estudar mais xD.



Quais as maiores dificuldades de ser um artista bara brasileiro? E as melhores recompensas?
Acho que é justamente isso do público ser mais estrangeiro e eu ter de me adaptar ao inglês para conseguir arrumar algum trabalho e também me comunicar! Para o artista bara no Brasil vai ser sempre difícil arrumar um público que seja brasileiro! O motivo eu não sei. Tá aí algo a ser estudado pelo Otoko Repórter! xD Mas apesar desses problemas, o lado bom da moeda é que isso nos faz correr atrás de mais conhecimento! Aprender outra língua! Aprender outras técnicas e etc! Sem falar que com o dólar valendo mais que o nosso real, isso pode ter uma boa vantagem financeira quando se trata de trabalhar para pessoas de fora!

OR: O que você acha que poderia ser feito para melhorar o cenário brasileiro quanto a difusão e aceitação de bara?
Difícil responder uma boa solução pra isso... Creio que tenha a ver com o baixo interesse e valorização da cultura! Está certo que bara pode ser considerado um "pornô" mas ainda é um instrumento de cultura e entretenimento! Creio que também seja a falta de reconhecimento! O público LGBT é oque mais procura por bara, mas mesmo assim tem muitos nesse meio que não conhecem esse tipo de arte! Acredito que o papel do B de Bara é ir mantendo firme e forte nas publicações e insistindo numa frequência, seja um ótimo modo de tornar o bara cada vez mais conhecido pelos brasileiros!

OR: Você já disse que seu autor favorito é o Gai Mizuki, mas qual o seu top 5 e quais mais te inspiram e por que?
1 - Jamboree!/ Jin (Eu gosto do Gai Mizuki mas amo demais o traço do Jin! O estilo que ele desenha os corpos é muito atrativo! Atualmente é minha maior inspiração);
2 - Gai Mizuki (O Gai Mizuki já me atrai no estilo que ele desenha os rostos! Acho sempre tão másculos e sempre procuro trazer isso pro meu estilo!);
3 - Jiraiya (Aqui enquadro no mesmo caso do Jin, os corpos sempre esbeltos e sexys <3 e também posso considerar as histórias que ele faz são sempre muito divertidas! xD);
4 - Neyukidou (Esse sim tá enquadrado em corpos bara bem exagerados haha, me inspiro muito em como ele colore os quadrinhos de uma forma simples mas que funciona muito bem!);
5 - Tagame (Tagame cria histórias polêmicas e hardcore e eu ADORO UMA POLÊMICA!! KKKKKKK brincadeiras a parte, o Tagame já faz uma anatomia mais pé no chão e eu acho sempre sensual <3).



OR: Qual deles é a maior referência para o seu trabalho quanto a arte e narrativa?
Cada um que eu citei me inspiro em uma parte ou outra, mas acredito que a maior referência mesmo é o JIN e o Gai Mizuki! Na questão narrativa eu me inspiro em como Neyukidou resolve todo o enquadramento, os balões e a pintura da arte!

OR: Há uma clara inspiração em World of Warcraft nos seus trabalhos, nos conte um pouco da sua experiência com o jogo. Por que ele te inspirou tanto?
O que me faz gostar de WoW é o fato de ter muitas raças de monstro jogáveis! Muitos jogos de RPG adotam apenas a raça humana pra ser jogada e isso meio que me deixa um pouco broxado. Curto ser algo diferente em um jogo! Já somos humanos então pra que ser mais um humano no jogo não é mesmo? Cada raça tem sua importância e dependendo do lado que você fica, os humanos ou os elfos  podem ser inimigos! Essa abrangência de raças que interagem na história, acho inspirador para fazer uma história!

OR: Qual sua expansão favorita?
Acho difícil dizer qual a expansão favorita porque eu nunca cheguei a vivenciar a estreia de uma em tempo real, mas acredito que as que eu mais tive "diversão" foram nas expansões antigas como a Burning Crusade! Vários mapas interessantes e raids/masmorras divertidíssimas! Até hoje tenho raiva e trauma do Kael'thas! O boss mais desgraçado dessa expansão e que dropa a montaria mais linda do jogo kkkkkkkk.

OR: Qual reino você costuma jogar?
quando eu joguei WoW original eu fui no servidor Azralon, pois disseram ter mais brasileiros! E servidores privados eu experimentei muitos como Elite-WoW, Firestorm, LineBR e etc...

OR: Quais são seus personagens e seu main?
Eu tinha um Orc shaman chamado Barbaazul (Que eu sempre colocava a barba dele azul kkkkkkk) na maioria dos servidores e era meu main! Sempre gostei da classe shaman!

OR: Na sua opinião, quais são os personagens mais sexys do jogo? Pretende fazer uma fanart de algum deles?
Garrosh é o top 1 sem pensar duas vezes! Kkkkkkk o orc mais rodado quando se trata de fanart bara de um orc! Depois dá pra se pensar no Thrall, Baine e não sou muito de achar trolls atraentes mas porra, o Daddy Rastakhan me tira uns suspiros kkkkk Já fiz algumas fanarts deles e pretendo fazer mais! Why not?



OR: Quem você shipa em WoW?
Rexxar ou Thrall com eu, só vem! Lol ultimamente com essa expansão, Baine x Sourfang... Tenho muitas ideias de querer fazer uma fancomic deles dois!

OR: É visível pela sua arte que você adora jogar WoW, mas fora ele, que outros jogos costuma jogar?
Atualmente não jogo muito jogos de RPG por envolver muito tempo gasto, mas estou jogando bastante Hearthstone! que é jogo de cartas com a temática de WoW! Sim não me desvinculei de WoW ainda kkk amo demais esse mundo!


OR: Fora desenhar, o que gosta de fazer? Quais seus Hobbies?
Além de ver séries, filmes e animes, curto brincar com meus gatos as vezes! Vivem incomodando e correndo pela casa e isso me faz correr atrás deles! Posso dizer que eles me fazem fazer exercício KKKKKK.

OR: Há quanto tempo está produzindo a série “My Life With A Orc”?
Acho faz 1 ano e alguns meses ai! Comecei em Outubro de 2017.

OR: Você tem algum plano para “My Life With A Orc”? (outros personagens, capítulos mais longos, encadernado por financiamento coletivo, estas coisas)
Iih se tenho! Quero muito aprofundar a história com mais personagens, dramas e batalhas! Kkkkkk claro que não vou sair do foco de ser uma comic bara, mas quero inserir outros elementos nessa categoria! Pretendo ainda esse ano investir mais na comic! A parte do encadernado acho muito difícil! O público pelo que vejo a maioria não é do Brasil, então isso pode ser meio complicado, mas já me pediram estampas de camisetas lol quem sabe?

OR: Pode nos revelar detalhes sobre os personagens? (nome, idade, profissões, como eles se conheceram, quanto tempo vivem juntos, queremos saber tudo XD)



Nome: Orgram Kurak
Idade: 58
Raça: Orc
Altura: 2,50m
Peso: 232kg 
Ocupação Antigamente: Chefe guerreiro dos orcs
Ocupação Atualmente: Experimento número 07 da CIA

Nome: Henry B. Wollygun
Idade: 49
Raça: Humano
Altura: 1,92m
Peso: 115kg
Ocupação: 1º General de exército e pesquisa da CIA

Considerando o cronograma atual da comic, eles estão juntos a 4 meses! 4 meses atrás um portal misterioso surgiu onde diversos monstros saíram dele. A CIA juntamente com o exercito da ONU apareceram para abater o caos.

Após uma guerra terrível, a CIA conseguiu capturar a maioria dos monstros sobreviventes e então armazená-los para estudá-los. Henry, que é um general da CIA, foi escalado para ter um orc morando com ele, onde poderia estudar o seu corpo, cultura, linguagem, absolutamente tudo sobre o orc! No meio desse convívio, acaba brotando algo a mais entre os dois!  xD  Tem muitos detalhes para serem contados, mas isso são coisas que pretendo mostrar de forma fragmentada nos capítulos futuros!

OR: Tem outra série ou história a ser contada em mente?
Sim eu penso bastante em histórias na minha mente, mas quase nunca coloco elas no papel  queria desenhar uma história bem battle shounen com magia e etc. Já tenho até o final disso! Meu lado nerd aflora muito nessas horas e também tenho em mente fazer uma serie de comics curtinhas e divertidinhas sobre um gay tímido no meio de uma comunidade tão extrovertida que é no caso a comunidade LGBT! Acharia interessante mostrar isso de forma descontraída e bem family friendly! No momento não tenho previsão pra fazer essas ideias e nem sei se farei elas. Bem... Não vou dizer que sim mas também não vou dizer que não!

OR: Quais são seus fetiches (explorados e não explorados)?
Concretizados nenhum. Meu maior fetiche é por pés! Sou daquele que se vejo a pessoa de chinelo, automaticamente olho! Tem que ter pé sexy! Não me mandem nudes, me mandem pés 👍 kkkkkkk Curto muito suorzinho de um dia pesado de trabalho! Ah tem aqueles casos de: "eu tenho certa curiosidade mas não sei se gostaria não" KKKKKKKKK, como paradas BDSM ou fisting! Vamos ver aí se descubro algum dia.

OR: O que um homem precisa ter?
Um pinto, uma bunda e tá pronto! Kkkkkkk é clichê demais falar caráter? Bem, não tenho muita exigência quanto a o que um homem precisa ter! Apenas sendo alguém legal, divertido, que curte umas culturas nerd aí, e claro tenha pés bonitos!



OR: Um orc precisa ter?
Sim, as regras são validas pra orcs existentes aí também!

OR: Quem são seus maiores crushs 2D? fale um pouco deles e o que os torna sexy.
Eu poderia citar o Garrosh  de WoW aqui, mas como já mencionei ele antes, vamos a outros, tenho um crush enorme no Guts de Berserk! Acho que é notável eu ter tara por corpos com cicatrizes...  O Zodd de Berserk também! Tanto forma humana como monstrão, só vem kkkkkk. Outro que não pode faltar é o Akuma de Street Fighter! Todos esses acredito que seja o estilo selvagem que me atrai, e é algo que me faz ter atração pelos orcs também!

OR: Gostaria de deixar alguma mensagem para os seus leitores?
Quem já conhece e gosta dos meus trabalhos, fique sabendo que é uma honra ter esse reconhecimento e carinho! Muito, muito, muito obrigado mesmo! ❤ Se me segue no twitter ou no FA deixa um feedback lá quando eu publicar algo que eu sempre vou ter o prazer de responder! E pra quem conheceu agora, é um prazer! Curta e goze! Um beijo e abração de orc pra todos!



Sex Education
Enquanto o assunto volta a ser tabu no Brasil a Netflix mostra como falar de sexo é importante, principalmente para adolescentes. Porém os assuntos sexuais não são abordados de uma forma massante de um documentário, mas com humor e sensibilidade. 
Para quem já viu e ficou super abalado com o último episódio, saiba que a segunda temporada já está confirmada. 



INVESTIMENTO: DE R$ 19,90 A R$ 37,90 (DEPENDE DO TIPO DE CONTA) 
EPISÓDIOS: 1 TEMPORADA DE 08 EPISÓDIOS
LOJA: NETFLIX





JOGADORES DE UM TIME LGBT RELATAM AMEAÇA E ESTABELECIMENTO RESPONDE COM MAIS AMEAÇAS



Este não é o primeiro e nem será o último caso de LGBTfobia nos esportes, isso é fato. E a tática do clube de calar as denúncias tratando as acusações e os acusados da mesma forma é uma clássica postura de empresas homofóbicas que tentam sobreviver nos tempos modernos.







O site de um grupo canadense de extrema direita chamado “Wolves of Odin” (Lobos de Odin), um braço do grupo nacionalista branco chamado “Soldiers of Odin” (Soldados de Odin) se tornou notícia no dia 25 de janeiro depois que seus membros foram ligados ao confronto com fiéis de uma mesquita de Edmonton.


O incidente inspirou o morador local, Brady Grumpelt, a se vingar comprando o domínio http://WolvesOfOdin.ca, em antemão ao grupo e transformá-lo em um site de  conteúdo adulto gay e furry.


Pessoas que procuram pelo grupo são agora recebidas por ilustrações temáticas com lobos gays, a maioria seminus e com nomes sugestivos como DoggyTreat69 (RecompensaCanina69), 2pups1cup (2cãezinhos1copinho) e White_Power_Bottom.

Em entrevista ao site VICE, Grumpelt disse: “Eu pensei comigo mesmo, acho que vou comprá-lo e fazer algo engraçado com ele. Só levou mais ou menos dez minutos para bolar tudo. Pensei ‘bem, são lobos...’ então funcionou muito bem”.





O Battle Royale Shooter da EA Games Apex Legends confirma em documentação oficial do jogo que o personagem Makoa Gibraltar é gay e que a personagem Bloodhound é não binária. Até o momento, o jogo possui apenas oito personagens, fazendo com que 25% dos personagens não sejam heteronormativos, um recorde nunca visto nos jogos competitivos.


A equiparação da LGBTfobia ao racismo foi assunto em várias mídias e redes sociais neste mês de fevereiro. O STF assumiu a questão mas ela parece longe de ter um desfecho porém próxima de um final feliz para nós.



Encerramos por aqui a trigésima sexta edição da coluna Otoko Repórter. Espero que tenham gostado. Agora estamos também no instagram, @otoko.reporter, não deixem de nos seguir por lá.

Gostaria de usar este espaço para divulgar um outro projeto meu, que não tem tanto haver com bara ou cultura gay-nerd, mas que pertence a um dos meus nichos de interesse. Estou falando do "Alfa sob controle".

Antes, este projeto era só uma página que tinha no tumblr com imagens e alguns contos, mas a mudança das políticas de conteúdo (censura mesmo) me obrigou a mudar... E isso me abriu novas possibilidades. 



Tempo ruim só existe para quem não enxerga as oportunidades. Lá vocês vão encontrar contos ilustrados (a maioria com fotos) e um guia para quem quer conhecer mais do mundo BDSM chamado "Quinta da disciplina". 

Queria trazer mais sobre a criminalização da LGBTfobia, mas a questão (até a data de edição desta coluna) ainda está em julgamento. Com 4 votos favoráveis do total de 11, ou seja 7 ainda não votaram. Além de terem muitos pontos que ainda vão ser abordados. 

Alguns podem acreditar que uma lei não é garantia para o fim deste comportamento e eles estão certos. Mas ela implica em uma mudança social a longo prazo, ou talvez nem tanto se lembrarmos que na década de 1960 nem gente nós eramos. 



Obrigado por lerem até aqui e aguardo todos vocês no Instagram da @otoko.reporter e em todas as redes sociais do B de Bara. Um abraço do Otoko e boas fodas.



Marduk Hunk Otoko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA