Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

OTOKO REPÓRTER Nº35 - RETROSPECTIVA 2018



Estamos começando a trigésima quinta edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. 

E para comemorar o final do ano vamos fazer uma retrospectiva de 2018. Mas pergunto a você: Como foi seu 2018? O que você espera para 2019?


As notícias que mais permearam 2018 no jornalismo brasileiro foram a greve dos caminhoneiros, a polarização política que antecedeu e protagonizou as eleições e a Copa do Mundo... Mas vamos falar mais daquelas que nos interessam, gays nerds/geeks/otakus.

CINEMA, SÉRIES E TELEVISÃO

A quantidade de personagens LGBTQI+ em séries e filmes ainda é muito baixa, não tem nenhum vingador gay ou lésbica ainda, por exemplo. E mesmo na pouca representatividade ainda temos pouca diversidade de corpos, expressões de gênero e modelos de relacionamentos e famílias.


Porém, podemos dizer que aos poucos isso está mudando e estamos conquistando espaços. Alguns deles só sonhávamos estar.


Séries como “O mundo sombrio de Sabrina” estão ganhando uma boa aceitação trazendo personagens gays e trans sem forçar a história para encaixa-los.


Vimos um verdadeiro retrocesso quanto à nudez. O nu frontal do Bruce Wayne chegou a ser censurado, apesar de ser uma representação mais artística que pornográfica.


O bichão nem estava duro! Por que tanto escândalo?




As lésbicas tomaram conta da animação. Seja no casamento de Ruby e Sapphire em “Steven Univers”, no beijo romântico entre a Marceline e princesa Jujuba de “hora da aventura” ou no show de representatividade feminina de “She-Ra: e as princesas do poder”.




As drags também marcaram 2018. Tivemos Super Drags que infelizmente foi cancelada e até o Homer Simpson completamente montada. Seria isso um anúncio de que esta expressão artística deixará de ser algo de nicho em 2019?



A Rede Globo está de parabéns por estar começando a mudar alguns tabus. Cenas de beijo gay estão começando a conquistar novos horários assim como questões de diversidade estão mais comuns na programação da emissora. 


Vídeo Games e E-sports

A Steam, plataforma da Valve para distribuição de jogos digitais apresentou uma profunda falta de curadoria. Vários jogos homofóbicos e racistas estiveram por muito tempo no catálogo e só estão sendo retirados após processos judiciais. Apesar deles terem iniciado uma campanha de combate a jogos que insinuem pedofilia eles não usaram da mesma força de vontade para combater a homofobia e o racismo.

Afinal um par de peitos ou uma piroca é mais danoso que incitar o ódio...


Outra empresa que decepcionou foi a Riot Games. Em seu único jogo, League of Legends - LoL, ela lançou uma campeã abertamente lésbica, a Neeko, além de apresentar um curta revelando que o personagem Varus é formado por um casal gay e um demônio. Porém uma parte do público de LoL reagiu bem negativamente a estes campeões. Mas a crítica mais grave veio por parte de funcionárias e ex-funcionárias da empresa que relataram situações de assédio e misoginia. A Riot não fez nada para reparar qualquer dano causado a elas.

Claro que homofobia não é exclusividade da Valve e da Riot.
Olha ai o neonazista sendo preso 😊!

Falando em jogos competitivos, o jogador profissional SonicFox foi premiado como jogador do ano no Game Awards com uma frase polemica revelando que o mundo dos jogos também é espaço para debater política. Acho que tudo o que eu tenho que dizer é que sou gay, negro, furry,  praticamente tudo que um republicano odeia, e o melhor jogador de eSports do ano, eu acho. Muito obrigado”.

Juro a vocês que digo algo assim se algum
dia a Otoko Repórter ganhar um Pulitzer

E durante a E3 um despretensioso beijo entre duas personagens do jogo “The Last of Us part 2” dividiu opiniões.

Dividiu a minha opinião também entre “foi épico” e “foi fofo”

CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE

As eleições marcaram o segundo semestre de 2018. Com elas tivemos muitas fake News, polarização e ódio.

Qualquer similaridade infelizmente não é mera coincidência.
Como dizem, toda a ação gera uma reação de força igual e oposta e essa a reação ao ódio.

No meio de tanta coisa ruim, incluindo o resultado final das eleições presidenciais, tivemos pelo menos uma coisa boa, o aumento em 400% da quantidade de candidatos LGBTQI+. Em números isso ainda é pouco, mas prova um interesse crescente das minorias em garantir seus direitos.


O medo pós eleição fez com que muitos casais adiantassem seus planos de casar afim de garantir o direito enquanto ainda é possível.


No meio de tantas discussões fervorosas quem mais assustou foi a rádio Jovem Pan que lançou a campanha "qual a sua última música quando você for vítima de homofobia”. 

MELHORES DO ANO

Personalidade do Ano

Tem quem odeie as músicas e a voz de Pabllo Vittar, mas não tem como negar que ela tem usado sua carreira para defender muitas questões em prol da comunidade LGBTQI+. Além de suas músicas e de estar presente em diversas mídias ela foi uma das artistas que mais brigou contra a eleição de homofóbicos. Ela com certeza é a personalidade do ano.


Junto com ela concorreu Dan Reynolds, vocalista do Imagine Dragons e Roger Waters, fundador do Pink Floyd pelo incrível protesto no Rock in Rio. 

Homofóbico do ano

Este título foi disputadíssimo! Tivemos o Ratinho, Vladimir Putin,  Nego do Borel, Vitor Vicenza, Scott Chen, Ronaldo Ésper, Alexandre Frota, Jojo Todinho, etc... Mas o prêmico ficou para aquele que pode causar mais danos: Jair Bolsonaro.


Ele não só fez declarações abertamente homofóbicas e foi condenado na justiça por elas como apoiou sua campanha eleitoral em fake News como o Kit Gay que na verdade era o projeto “Escola sem homofobia”. e que não ensinava as crianças a fazer sexo gay.


Frases que marcaram 2018





Casais que marcaram 2018

Shiro e Keith

Marceline e Jujuba


Casais de uma Fusão que marcaram 2018

Garnet = Sapphire e Ruby



Varus = Valmar e Kai
Casamentos (de homens reais) do Ano

O ator pornô gay Brian Bonds pediu o namorado Mason Lear durante a gravação de um vídeo da produtora Raw Fuck Club.


Os atores pornô e influenciadores digitais Jonah Fontana e Aleks Buldocek também tiveram um lindo casamento no México que foi acompanhado de seus 3 puppies.


Patrick Huber pediu o namorado, Jimmy Sjödin, um ex-mergulhador olímpico da Suécia em casamento durante uma super romântica viagem pro Veneza.  

Personagens mais sexys do ano 

M'baku

Aquaman

Venom + Eddie Brock

Personagens 2D Mais sexys do ano

Napoleon - Fate / Garden Of Avalon

Kratos - God of War 4

Bob - Overwatch

Aegir – Tokyo Afterschool Summoners

Mirio Togata – Boku no Hero

Incineroar - Pokémon

Menção honrosa 

Bowsette - tanto as versões masculinas como femininas


O B DE BARA EM 2018

2018 foi um ano bem diferente para o Blog. Neste ano, fora o grande fluxo de conteúdo habitual, tivemos uma gama de conteúdo não só especial como o Live Action de O Marido do Meu Irmão, como ainda a conclusão da mesma série no mangá recentemente. Tivemos ainda a volta de um dos queridinhos de vocês leitores ao nosso cronograma de postagens: Takeshi Matsu! O blog também esteve bem movimentado internamente com não apenas novos membros entrando como ainda a criação de conteúdo original para o mesmo e diversos planos ainda em andamento. Agora, caro leitor, que tal darmos uma olhadinha nos números?
Em 2018 no B de Bar:
 - Alcançamos a marca de 849 postagens, sendo que:
   -577 são traduções ou trabalhos originais;
   -Destas, 96 foram apenas em 2018!
   -2018 trouxe ainda um total de 125 postagens.
 - Tivemos a entrada de três membros (Zoro J, Jhon Knight e Zenus);
 - A saída de um membro (Tio Zz);
 - Alguns membros completando anos no B:
   -TBLalf: 1 ano no blog no dia 22 de Maio;
   -Otoko: 5 anos no blog no dia 14 de Novembro;
   -O Carneiro: 3 anos de blog no dia 06 de Agosto;
   -Edu SS: 4 anos de blog no dia 27 e Julho e
   -Grigolow_BJ: "anos no blog no dia 04 de Agosto.
 - Até então, tivemos ao todo mais de 11 milhões de visualizações no blog e durante este ano tivemos quase 1.9 Milhão de visitas no e as postagens mais acessadas de todos os tempos foram:
   -O Marido do Meu Irmão - Volume 02 com 40.258 views;
   -Priapus II com 16.997 views e
   -Não sou seu Modelo!! com 12.394 views.
 - Já quanto aos mangás mais acessados no leitor online temos:
   -O Masturbador do Papai com 21.554 views;
   -Priapus III - 14879 views;
   -Dois Homens e uma Vida em 10 Dias com 14.021 views;
 - Tivemos ainda os 3 episódios do live-action de O Marido do Meu irmão!

E esse foi o 2018 do blog!


Encerramos por aqui a trigésima quinta edição da coluna Otoko Repórter. Espero que tenham gostado e que tenham feito muitas reflexões. Na @otoko.reporter no Instagram tem mais de 70 notícias que marcaram este ano além de questionamentos e homenagens póstumas. Infelizmente não pude colocar todas aqui, mas garanto que quem nos segue por lá vai se divertir.


No geral tivemos ótimas notícias para a comunidade LGBTQI+, personalidades saindo do armário, mais representatividade na mídia e nos comerciais, ações sociais e muita mobilização.


Claro que as notícias ruins acabam ganhando mais destaque, mas não se deixe abater, nada que é ruim dura para sempre. Talvez, no máximo quatro anos.


No Instagram deixei cinco reflexões para levarmos para 2019. Elas têm muito a ver com os acontecimentos deste ano e precisarão ser repensadas no ano que vem para que ele possa ser ainda melhor. 

Mas como perguntei de vocês também irei responder o que perguntei no início.

Meu 2018 foi um ano terrível, com decepções, muitos problemas de todos os tipos e decisões difíceis que culminarão em uma mudança muito mais radical em 2019. Até falei um pouco disso na Oyasumi anterior.


Uma destas decisões foram vocês que me ajudaram a tomar. O novo formato da OR que está crescendo aos poucos no Instagram e espero ter cada vez mais seguidores e continuar postando mais notícias.

E para o ano que vem espero grandes mudanças, já estou até ansioso por elas. Vou me dedicar um pouco mais ao meu blog de contos eróticos, o "Alfa sob controle" do qual não falei para vocês ainda por conta da instabilidade do bdsmlr. E também quero ressuscitar o Bara house que foi extinto com as novas políticas do Tumblr.


Também quero trazer mais novidades para vocês, então aguardem e continuem me acompanhando. 

Obrigado por lerem até aqui e aguardo todos vocês no Instagram da @otoko.reporterUm abraço do Otoko e boas fodas.


Marduk Hunk Otoko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA