Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

Otoko Repórter Nº26 - Drogas e Sexo


Boa noite. Estamos começando a vigésima sexta edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. Este mês falarei sobre Drogas e Sexo. MIMIMI ALERT: Não tratarei as drogas de forma leviana, mas não vou abordar o tema com tabus e demagogias. Apresentarei os dois lados, no final é só você quem toma sua própria decisão.

Afinal o que são drogas psicotrópicas?

Apesar de parecer uma pergunta fácil de responder, já me deparei com vários erros conceituais onde o engano se dava por uma tentativa de restringir o tema ao invés de expandi-lo.

Drogas são substâncias capazes de ativar de forma rápida e fácil alguns recursos do cérebro ou do organismo, na maioria das vezes o sistema de recompensa, estimulando várias áreas responsáveis pelas sensações prazerosas.

Logo, a nicotina (do cigarro), o álcool etílico e a cafeína estão na mesma classificação que o MDMA (ecstasy), o THC (maconha) ou o LSD. Então qual a diferença entre uma droga que o governo diz que você pode consumir e uma que ele proíbe, já que até um descongestionante nasal pode causar dependência?


O sexo como uma droga

Os estímulos sexuais liberam uma considerável quantidade de dopamina que atua principalmente na área tegmental ventral e no núcleo accumbens, algumas das regiões responsáveis pela sensação de prazer.
 
A sensação de prazer indica que determinado comportamento está satisfazendo nossas necessidades. Portanto não é difícil que busquemos atalhos para estes estímulos, afinal comer uma barra de chocolate será sempre mais fácil que fazer um trabalho do qual você se orgulha.

Isso nos leva a conclusão de que o sexo e a pornografia podem ser tão viciantes quanto muitas drogas por liberarem uma grande quantidade de substâncias prazerosas em nossos cérebros.

Aproveite o B de Bara com moderação >_ô

Dedução lógica

Depois dos dois últimos subtítulos não é difícil fazer as contas de que se duas coisas causam prazer, juntas elas podem causar muito mais. Este é o tipo de dedução  natural que e acaba gerando vários comportamentos e condicionamentos. Várias destas combinações estão presentes no cotidiano. É por este mesmo motivo que as drogas acabam sendo combinadas entre si e com situações que causem estímulos intensos, como música, luzes, sexo, etc...


Sexo e drogas

As drogas são usadas no sexo para romper barreiras psicológicas, fazendo o usuário se sentir mais sensual, como prolongadores da potência sexual, inibidores de dor e outras sensações ruins e para prolongar a sensação de prazer.

Porém, apesar de tornarem o sexo muito mais intenso elas podem ser mais prejudiciais do que benéficas. Com a frequência do uso a pessoa pode acabar associando o prazer sexual exclusivamente à substância.


Na falta da substância, além do usuário se sentir muito mais inseguro que o normal, ele tende a não sentir mais o devido prazer com o ato sexual. A falta do estímulo pode até mesmo gerar impotência, tanto por motivos psicológicos como bioquímicos.
Outro efeito digno de atenção é o fato das drogas aumentarem a disposição ao sexo de risco. Como ela prolonga o tempo e a intensidade das relações, as chances do rompimento do preservativo aumentam consideravelmente.

Porém, apesar de afetarem nossa capacidade de julgamento, não acredite que as drogas vão nos obrigar a fazer sexo sem camisinha. Elas apenas afastam os pensamentos que nos levam a ter cautela.  


Do céu...

Uma triste verdade é que a sensação causada pelas drogas é incrivelmente boa. Muitas delas não se comparam a nada que seja possível atingir por outros meios. Se não fosse por isso elas não venderiam tanto.

Além disso, elas ajudam a romper várias limitações psicológicas, tornando os usuários menos tímidos, estimulando os sentidos e alterando a realidade.

Para completar, elas afastam seus usuários das preocupações diárias, como rotina, trabalho e desilusões, servindo como uma válvula de escape muito rápida e conveniente.


...ao inferno

Apesar dos “benefícios”, muitas drogas cobram preços caros pelo uso ou abuso, alguns maiores que outros, em curto ou longo prazo. Além de causar danos à saúde e transtornos psicológicos e até mesmo a morte, todas podem levar ao vício, que além de prejudicar o próprio indivíduo também afeta as pessoas que ele ama.

O vício

Mesmo o uso regular de uma substância psicotrópica não caracteriza um quadro de vício. Ele ocorre quando a pessoa passa a criar um comportamento obsessivo ao ponto de prejudicar seus relacionamentos, vida cotidiana e pautar suas decisões e comportamentos.

Existem vários fatores que tornam algumas pessoas mais suscetíveis a se viciar, como transtornos psicológicos, experiências de vida, predisposição genética, personalidade e pressões sociais. Outros fatores são pouco ou nada influentes, como inteligência, caráter, aparência ou condição financeira.

Pensar que você nunca vai se viciar pode ser uma armadilha

As 11 regras para o uso de drogas

Não serei hipócrita ao ponto de acreditar que todos vocês que estão lendo este texto nunca irão usar entorpecentes apenas por eu ter escrito isso. Então caso resolvam usar em algum dia de suas vidas, pelo menos gostaria que lembrassem destas 11 regras bem sensatas que tirei no blog Caos Molotov.


1-  Quanto mais tarde melhor

O autoconhecimento antes de usar qualquer droga é muito importante para encarar as consequências e evitar o vício. Só isso já pode alterar até a decisão em usar qualquer substância. Pessoas muito jovens tendem a ser mais impulsivas e arriscar mais, o que pode ser uma porta de entrada sem volta para o vício. Além do mais é bom ter absoluta consciência acerca das próprias vulnerabilidades à doenças físicas e mentais. Em casos de  históricos, ou casos na família, de problemas cardíacos, diabetes, esquizofrenia ou adicção, a melhor ideia é nem tentar.

2 – Pratique atividades físicas e mentais

Como o uso de entorpecentes já é algo nada saudável para a mente e corpo, então não é bom somar isso a outros problemas. Praticar esportes, estudar e resolver quebra cabeças durante a rotina diária ajuda a superar os efeitos colaterais. 


3 – Na hora certa

As drogas não devem ser usadas como meio de fuga de um momento triste ou para amenizar as preocupações cotidianas, isso é um convite ao vício. O melhor momento é para comemoração e em fases boas da vida.

4 – O teste do álcool

Antes de usar drogas mais pesadas procure saber como você reage quando está bêbado. Se você se torna uma pessoa muito impulsiva, violenta ou depravada você ficará do mesmo jeito sobre o efeito de outras drogas. Neste caso é melhor evitar.


5 – Conhecimento é poder

Antes de usar qualquer droga é bom saber o máximo de informações possíveis sobre ela. Como se consome de forma segura, os efeitos, quanto tempo duram, recomendações de quem já usou, os efeitos colaterais, histórico, procedência e etc. Não é bom pesquisar em apenas uma fonte, pois há muitas informações desencontradas na internet. Apesar de pessoas diferentes reagirem de formas diferentes às drogas isso evitará surpresas.

6 – Saber a procedência

É bom nunca usar nada sem saber de onde veio. As que são possíveis de serem adquiridas em farmácia não tem problema, mas o narcotráfico não tem regras e está cheio de pessoas querendo levar a melhor. Quem for usar qualquer coisa é bom que busque pelo menos informações com uma pessoa de confiança.


 O lugar certo

É bom ter um lugar em que se possa aproveitar melhor os estímulos da substância escolhida. Tem que ser em um lugar em que não se tenha vergonha de ser si mesmo e que seja seguro. 

O melhor é nunca usar em um lugares desconhecidos ou que não se saiba como voltar de lá. Ao achar o lugar certo deve-se saber onde é mais tranquilo e arejado, onde ficam os banheiros, saídas de emergência e pontos que podem ser perigosos como balcões e escadas.

8 – Ter um guia

É bom estar sempre acompanhado de uma pessoa de confiança que possa ajudar caso algo saia errado. De preferência alguém que conheça os efeitos e que não vá se aproveitar do estado vulnerável. Quem for se drogar com mais de uma pessoa sempre deve ter no mínimo uma completamente sóbria (de preferência que possa dirigir). Esta pessoa costuma ser chamada de trip sister.


9 – Segurança

Se algo sair do controle, o trip sister deve saber exatamente o que fazer ou levar a pessoa direto para o hospital. É bom ter água e comida por perto, além do acesso a um lugar ventilado.

Se for preciso ir à um médico não é preciso ter medo de dizer o que foi usado, eles estão subordinados a um código de ética de sigilo entre médico e paciente e não irão recriminar ninguém ou mandar prender por isso.

10 – Descanso

As drogas vão exigir muito da mente e do corpo e vão prejudicar o sistema imunológico. Por isso, deve-se descansar no dia seguinte. Quem for usar, deve dar preferência às vésperas de feriados ou finais de semana. Quanto maior o período de descanso menos as drogas afetarão a rotina.

11 – Longos intervalos

“As drogas estão entre as mais intensas experiências que um ser humano pode ter. Use-as todos os dias e você transformará algo extraordinário em algo banal”. Isso também evitará que o corpo adquira resistência à substância, exigindo que precise-se de quantidades cada vez maiores para ter os mesmos efeitos. E também evitará que se crie um hábito, consequentemente levando ao vício.  



Drogas mais usadas durante o sexo

Não são todas as drogas que servem como estimulantes sexuais. Muitas delas até inibem o apetite sexual em detrimento de outros estímulos. Além daquelas que não influenciam de forma negativa ou positiva, mas pode causar um efeito placebo fazendo o usuário acreditar que seu prazer é condicionado aquela substância.

Também é bom não forçar o sexo com uma pessoa sob efeito de entorpecentes, isso é estupro. Mesmo que na hora a vítima concorde, é bom lembrar que ela não está em suas plenas faculdades mentais.


Álcool – O álcool etílico é a droga mais vendida da atualidade e está presente em várias bebidas. Apesar de ser legalizada, também é uma das substâncias que mais mata.

A facilidade de acesso faz com que bebidas alcoólicas sejam combinadas com várias drogas, além de servir de porta de acesso para outras mais pesadas.  

+ Ele provoca desinibição, torna o individuo mais sociável e intensifica o estado emocional do usuário. Ele aumenta consideravelmente a predisposição para o sexo mas pode dificultar a ereção.

- Tontura, dor de cabeça, enjoo, agressividade e perda de memória a curto prazo são alguns dos sintomas mais comuns.

Dicas de uso: Quem for beber para se embriagar não deve fazer isso de estomago vazio. Deve-se procurar não beber muito em um espaço muito curto de tempo. É bom não esquecer de se hidratar, isso ajudará a amenizar a ressaca. Não dirija, além do risco não valer a pena a multa é muito cara.

EcstasyXTC ou MDMA é um poderoso estimulante que libera substâncias responsáveis pelo stress como a norepinefrina e outras relacionadas ao prazer como a dopamina e a serotonina. É uma droga muito popular em festas e clubes noturnos.

O Ecstasy é usado como energético e desinibidor, seja durante sexo ou para dançar por muito tempo. Ele causa leves alucinações e leveza do corpo, uma forte sensação de se apegar facilmente aos outros incluindo vontade de abraçar, tocar, beijar e dançar.

+ o ecstasy tem longa duração e é usado para aumentar a autoestima, para se obter sexo por um longo período de tempo e permite ignorar sensações como sono e fome. Ele aumenta as sensações como tato e paladar e pode deixar o usuário mais criativo.

- Além da exaustão após o efeito cessar, o ecstasy eleva a temperatura corporal e frequência cardíaca aumentando os riscos de ataque cardíaco, derrame (AVC) e morte. O MDMA também é uma das drogas mais viciantes e mortais.

Dicas de uso: Para se aventurar com XTC é bom descansar bem antes e depois de usar, manter uma alimentação saudável com muitas vitaminas e antioxidantes. O MDMA causa bruxismo durante seus efeitos, então é bom ter um chiclete ou pirulito para ocupar a boca e evitar morder a língua. Não se deve beber mais de um copo d’água por hora para evitar a hiper-hidratação.  Deve-se usar roupas leves e que possam ser tiradas sem problemas. A dose segura é de 1 a 1,58mg por quilo de massa corporal.


Ketamina – Key ou K é uma droga dissociativa. Ela é encontrada como um pó que é usado como anestésico veterinário. Durante os efeitos a pessoa sente que o corpo e a mente se separam, o que leva ao descontrole do corpo. O efeito costuma durar no máximo trinta minutos.

+ Ela distorce os sentidos e diminui a sensibilidade a dor e outros desconfortos. Ela torna quem a usa mais calmo e relaxado e amplia os estímulos sensoriais.

- É uma droga muito perigosa que pode causar uma paralisia momentânea. Ela provoca enjoos e a longo prazo afeta os rins e a bexiga. Também é possível que o usuário se machuque sem perceber.

Dicas de uso: Manter o nariz limpo após cheirar K, evitar refeições entre 2 e 3 horas antes e depois do uso. Doses muito altas podem levar a um estado de completa dissociação chamado de buraco que é muito perigoso.


Maconha – também conhecida como tetrahidrocanabinol(THC) ou Cannabis Sativa é a droga mais popular do Brasil e pode ser consumida de diversas formas, sendo as mais populares através de cigarros ou cachimbos.
Ela causa alternâncias entre os estados de euforia e sonolência, risos espontâneos e perda de algumas noções sensoriais, como tempo, espaço e peso.
  
+ O usuário se torna mais desinibido, os sentidos ficam mais intensos e suas preocupações diminuem. Também é comprovado um significativo aumento da criatividade. Como ela altera a noção de tempo é provável que, durante o sexo, sinta-se que o orgasmo foi mais duradouro, mesmo que não tenha sido.

- O fumo da maconha pode provocar diversos problemas respiratórios e circulatórios. O uso de doses muito altas pode provocar impotência. É comum que o uso cause ansiedade e ataques de pânico.

Dicas de uso: Quem quiser uma boa experiência sexual deve usar apenas pequenas doses. A maconha é altamente viciante. Durante o efeito, ou após o mesmo vem uma sensação de fome intensa, por isso deve-se sempre ter alimentos saudáveis por perto. Existem vários tipos de Cannabis, a única que pode ter algum efeito positivo no sexo é a sativa.


Poppers – nos anos 1970 era um anestésico que logo se tornou popular em boates e principalmente em festas gays. Ele aumenta a sensação de prazer, principalmente durante a ejaculação além de causar leveza no corpo e desinibição.

+ Além de aumentar a circulação na região pélvica ele relaxa o esfíncter facilitando a penetração. Mais que um estimulante sexual, o poppers também deixa os sentidos mais afinados para estímulos como música e toques.

- Dor de cabeça, enjoo, tontura e uma leve taquicardia. De todas as drogas apresentadas aqui é a com menor capacidade adictiva.

Dicas de uso: Não deve ser usado caso se tenha problemas de pressão arterial. O líquido é altamente inflamável e pode causar queimaduras na pele, por isso deve-se ter cuidado ao manuseá-lo. Altas doses podem prejudicar o sistema imunológico, causar problemas na pressão ocular e levar à inconsciência.
Os efeitos duram até dois minutos, o que pode levar a necessidade de inalá-lo mais de uma vez. Algumas pessoas colocam uma dose em um pano para facilitar o uso, outras o cheiram direto da garrafa.


Viagra - Também pode ser comprado como Cialis e Levitra (genéricos) ou também é conhecido como Citrato de Sildenafila ou Sildenafil. É um farmacêutico que pode ser comprado sem receita que tem por finalidade prolongar a ereção através do aumento da circulação no pênis.
Quando foi lançado na década de 1990, o remédio causou um furor na mídia de massa o que ajudou a criar vários mitos em torno dele. O que era um remédio indicado para pessoas com impotência passou a ser tratado como um elixir milagroso mesmo para os que não sofriam do mau.

+ Ele causa ereções mais longas e permite ter várias ereções em pouco espaço de tempo. Porém, vale lembrar que isso não é sinônimo de prazer, o que faz com que ele seja misturado com outras drogas.

- Alguns efeitos colaterais podem ser nariz entupido, dor de cabeça, rosto e peitos vermelhos, desconforto estomacal, breves distúrbios de visão, priapismo, taquicardia ou parada cardíaca (estes três último ocorrem principalmente com um uso descontrolado do medicamento e/ou quando misturado com outras drogas).

Dicas de uso: Quem for usar sem prescrições médicas não deve tomar uma pílula inteira. No caso de priapismo deve-se ir imediatamente ao hospital. O viagra não deve ser combinado com outras drogas. E é bom lembrar que estar ereto não significa necessariamente sentir prazer.

A nicotina não afeta o sexo, mas a cena de alguém fumando depois de transar se popularizou na mídia

Tratamento para a adicção

A condição de adicto não é o fim do mundo. O caminho tem volta, mas exige muita dedicação do paciente, dos profissionais envolvidos e daqueles que o amam.


O enfermo não precisa chegar ao fundo do poço para procurar ajuda, na verdade é melhor que a procure o quanto antes. A ajuda pode ser através de um psicólogo ou psiquiatra, além de existirem diversos centros dedicados à recuperação de adictos.

Todo o processo de recuperação só pode começar quando o viciado assumir que tem um problema e que ele não pode resolvê-lo sozinho.


Para saber muito mais

Minutos psíquicos: Um dos melhores vlogs de psicologia que já vi. Ele aborda vários temas de forma simples o suficiente para elevar seu interesse nos temas, é um dos meus canais favoritos.

Drugslab: É um canal educativo dedicado as drogas e apoiado pelo governo da Holanda. Além de apresentar informações sobre as drogas, como sua origem, usos medicinais e efeitos, os apresentadores demonstram os métodos seguros de usá-las. Indicado apenas para pessoas dispostas a romper seus preconceitos.

   Neste vídeo, um dos apresentadores do Drugslab bate uma punheta cheirando poppers em nome da ciência





O talentosíssimo Kris Barz continua produzindo suas tirinhas sobre a sociedade LGBTQ a todo vapor. E agora está com um Patreon aberto. Vale a pena apoiar este grande artista.
Site Oficial: Torta de Climão
Investimento: de $1 a $15

Carteira de punho


Quem me conhece sabe que adoro acessórios de couro com pegada BDSM. Por isso fiquei vidrado nesta carteira de punho da No XCape, que além de muito estilosa e discreta é prática para quando você não quer levar todos aqueles cartões e documentos para balada.
Onde encontrar: No XCape
Invertimento: R$80 




A força que os discursos de ódio estão ganhando pelo mundo é preocupante. O pior é que o Brasil é um dos pivôs desta tendência mundial.




Se lembrarmos que os Estados das regiões Norte e Nordeste são os campeões de assassinato de LGBTQ podemos considerar que o Macapá está disparando com um show de diversidade, mostrando que a homofobia não tem vez. 


Bandeira LGBT vai ganhar faixa branca para simbolizar pedido de paz


A proposta é bem interessante dentro do contexto atual, mas o que você acham? 


O tema desta coluna foi sugerido no início do ano pelo meu namorado (que me ajudou bastante neste texto). Por ser um tema polêmico evitei muito tocar no assunto, pois queria tratar o tema sem demagogias. Espero ter conseguido.  


Se alguém achou que estou defendendo ou refutando a liberação das drogas informo a esta pessoa que nem uma coisa nem outra. Existem muitos argumentos válidos de ambos os lados, pesquisas confiáveis e tendenciosas também. Apesar de ter minha opinião (que pode mudar) não vou influenciar vocês. 

Este mês trago também mais uma ótima sugestão de canal. O super problematizador, TV em cores, que trás muitos temas nerds/geeks por uma perspectiva LGBTQ.


Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais, visitar nossos parceiros e lembrem-se, se quiserem podem enviar sugestões de pautas, fandoms e notícias por e-mail também.

Marduk Hunk Otoko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA