Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

Otoko Repórter nº10



Boa noite. Estamos começando a décima edição da coluna Otoko Repórter, um espaço informativo e opinativo no B de Bara. Você já refletiu sobre como os mangás bara vão parar na internet? Então, pergunto a você: Você está disposto comprar algum  mangá bara (algo que não saiu na internet, ou de um artista que você goste muito)?

Hoje, existem várias formas de encontrar conteúdo bara na internet. No início dos anos 2000 era muito mais difícil, a conexão era lenta, pouca informação e eram extremamente raros os artistas gays japoneses que postavam alguma coisa na rede.

Muito material postado anteriormente eram escaneamentos de revistas gays do Japão como a G-men, SM-Z e Badi. Porém para quem posta na internet este se tornou um material muito caro e sem garantia de que todas as HQ da edição seriam boas, logo, com um custo-benefício muito baixo.


A esmagadora maioria do material publicado na internet são doujinshi (同人誌) uma palavra japonesa que significa feito em grupo. Algo equivalente ao nosso fanzine. E apesar da fama, não são todos que tem conteúdo erótico.


No Japão há várias convenções voltadas exclusivamente a venda de Doujinshi. A mais famosa delas é a Comiket. A primeira edição da Comiket aconteceu no dia 21 de Dezembro de 1975 e contou com a presença de 32 círculos (como eles chamam os grupos que produzem os Doujinshi) participantes e cerca de 600 visitantes. Hoje a convenção reúne mais de 500 mil pessoas o que obrigou que a mesma fosse realizada no Tokyou Big Sight, o maior centro de convenções do Japão.

Genshiken – este anime possui muitas informações interessantes sobre a Comiket

A Comiket ocorre três vezes ao ano, em agosto, novembro e dezembro, porém, ela não é a única feira de fanzine do Japão, apenas a maior. Durante o ano inteiro o calendário da terra do sol nascente é recheado de eventos deste tipo voltados aos mais variados públicos.

Fora as convenções existe a possibilidade de se comprar alguns materiais on-line, porém não são todos os mangás que serão vendidos pela internet ou que terão suas versões digitais. Isso acaba tornando alguns trabalhos bem raros.

Você também não precisa mais aprender japonês para ter acesso ao conteúdo bara, hoje há muitos trabalhos publicados por tailandeses, chineses e vietnamitas que são de excelente qualidade.

Fora do oriente ainda há autores que publicam em francês, inglês e espanhol. Estes não são a maioria, porém produzem excelentes trabalhos, mesmo para os padrões japoneses.


Dicas do Grigolow

O nosso amado chefinho me passou algumas dicas para vocês que pretendem comprar HQs bara pela internet. Espero que gostem e aproveitem bastante.

Se você pretende começar a colecionar mangás no Brasil, há algumas coisas que você precisa saber antes de começar, como por exemplo que tipo de conteúdo você quer e quanto está disposto a gastar.

 

"Fora grandes companhias como a Furukawa Shobo e o grande mercado de autores que publicam seus trabalhos de forma autônoma no Japão, temos visto a rápida expansão deste conteúdo rumo ao ocidente. Hoje você encontra autores tailandeses, chineses e vietnamitas muito bons que produzem conteúdo que acaba indo para a Comiket ou sendo vendidos em convenções locais e online.

Seguindo mais a Oeste temos a grade editora alemã Bruno Gmünder que é atualmente a responsável pela grande maioria dos títulos encontrados no ocidente como Endless Game, Gunji e Fisherman's Lodge  do Tagame, More and More of You  e Dr. Makumakuran and Other Stories  do Takeshi Matsu e Priapus  do Mentaiko sendo estes os lançados e programados até o momento sendo que com certeza este número aumentará muito em breve.

Continuando temos o entusiasta francês Fabrissou, responsável pela revista Dokkun a qual já teve algumas de suas histórias publicadas aqui no blog e que conta, inclusive, com a participação do Logan.


No novo continente temos nossa última parada até o momento no quesito publicações oficiais com o pessoal da Massive. Sendo os responsáveis pelo recente lançamento da coletânea de histórias e entrevistas Massive: Gay Japanese Manga And The Men Who Make It cuja equipe é a mesma que lançou o primeiro trabalho relacionado ao assunto em inglês pela extinta editora Fantaraphics, The Passion of GengorohTagame: Master of Gay Erotic Manga, eles vem trabalhando para a difusão deste tipo de conteúdo no ocidente.

Como visto, o montante de títulos disponível em uma língua de acesso mais fácil para nós brasileiros no momento é bem limitado, mas é algo que tende a mudar nos próximos anos. Qual a alternativa então? Simples, comprar conteúdo no idioma original.
Listarei abaixo alguns sites onde pode-se comprar mangás, antologiais, tankoubons (encadernados) e revistas assim como a forma de fazê-lo.

Como e onde comprar um bara

The Doujinshi & mangá Lexicon: Não é um site de compras, mas uma das melhores plataformas para encontrar as obras de um artista, quando forma publicadas e em que convenção foram lançadas. Além disso você pode procurar materiais de acordo com um conjunto de tags o que facilita muito quando você quer procurar mangás bara.

Rainbow-Shoppers: é um site muito famoso e confiável no qual você pode comprar facilmente mangás, jogos e revistas direto do Japão. Ele vendem apenas mídias físicas, então fora o preço pago pelos produtos ainda haverá o frete. Para comprar aqui você pode usar cartões de crédito internacionais. 

Toranoana: Esta loja, assim como a Rainbow-Shoppers vende apenas mídias físicas, no entanto, a mesma não faz entregas no exterior e como alguns títulos são encontrados apenas na mesma, é preciso usar um serviço de intermediário para realizar a compra, o que aumentará o valor.

Digiket: A queridinha de muitos por vender títulos em formato digital. Ela tem um enorme acervo d títulos, mas assim como a Toranoana aceita apenas cartões de crédito japoneses, no entanto há formas de comprar estes títulos aqui no exterior usando BitCash como explicado neste post do tumblr sendo a nova página para compra dos pontos esta e as as opções corretas para compra esta e esta.(Obs.: sempre que sobrar pontos e você comprar um novo código você pode juntar os dois usando este site colando o código que receberá os demais pontos na lacuna, na página seguinte clicando no segundo botão, inserindo o código de onde os pontos serão deduzido e então clicando no botão e presente até que o processo seja concluído. Para saber se deu tudo certo, note que na segunda página há o começo de um código e quantos pontos ele contém. teste seus dois códigos, sendo que o que os pontos foram tirados não funcionará e o que recebeu os pontos mostrará o novo valor).

BigGym e BigGym Data Market: Alguns títulos e autores só vendem nesta loja, a qual é muito estrita para estrangeiros. A forma mais fácil de comprar aqui é usando a Rainbow-Shoppers como intermediária. Se já tiver uma conta, envie para ele um email clicando aqui contendo os links dos produtos que deseja comprar. Eles então te enviarão um email com um link de pagamento e assim que você pagar, em até 24 horas receberá o link para download ou solicitarão as informações de envio. A Rainbow Shoppers no entanto cobra uma taxa de 25% sobre o valor do produto comprado.

Booth: esta é uma plataforma relativamente nova onde os artistas criam lojas individuais onde podem vender seus produtos tanto física quanto digitalmente não se limitando apenas a mangás. Cada artista tem seu próprio Booth que é linkado a sua conta do serviço Pixiv. Esta loja aceita cartões de crédito internacionais. Já falamos desta loja na Otoko Repórter nº01 onde também listamos alguns autores que vendem lá." 



As experiências de quem costuma comprar bara

Quando falamos de compras no exterior é possível que muitos fiquem inseguros, porém se você souber onde comprar e com quem está fazendo negócios não há motivos para preocupações.
No B de Bara contamos com um parceiro para adquirir material exclusivo. O Grigolow o entrevistou e aqui está a compilação da mesma.

B: Como devo chamá-lo?
K: Obrigado pelo convite, me chame de Kafei.

B: Prazer em conhecê-lo, de onde você é?
K: O prazer é meu, sou de algum lugar na Europa.

B: E então, quando foi seu primeiro contato com quadrinhos Gay (Bara)?
K: Isso foi a muito tempo, mais ou menos 12 anos atrás.

B: Você se lembra qual era o artista o título em específico?
K: Acho que foi algo do Tagame, mas não tenho certeza.

B: Quando começou a comprar esse tipo de material?
K: Há mais ou menos 5 anos.

B: De onde você compra ?
K: Principalmente de lojas online.

As ilustrações desta seção são as capas de algumas jóias da coleção do Kafei

B: Como você filtra o que comprar de lojas online ou diretamente das convenções?
K Preferências pessoais e é claro, a possibilidade de ser colocado a venda / compartilhado online.

B: Para quais convenções você costuma ir?
K: Além da Comiket, principalmente convenções com trabalhos exclusivos como YarouFes, YarouKingdom, Kemoket e Fur-st. Não tenho interesse nas focadas em parodias de Anime/Mangá.

B: Essas convenções tem alguma particularidade como um tema para cada convenção por exemplo?
K: A Comiket, como a maior convenção do mundo tem um pouco de tudo. Temos então Kemoket e Fur-st que são exclusivas para material Furry. YarouKingdom e YarouFes que focam em tudo relacionado em relações homoeróticas incluindo personagens e histórias com teor hiper masculino e corpos típicos sem contar a personalidade (Bara) e traços mais feminilizados (yaoi). Estes dois últimos são focados na temática gay exclusivamente.


B: Você poderia listar os próximos eventos, quando acontecerão e seus respectivos temas?
K: YarouFes – acontece no dia 2 de Maio sendo que desta vez a mesma não tem um tema em particular.
Kemoket – Acontecerá no dia 4 de Maio  sendo que a mesma não tem um tema e é uma convenção com material misto (homo / hétero).

B: Além de mangás, o que mais você pode encontrar nestes eventos voltado para o público gay?
K Há muito material de propaganda como roupas, pequenos enfeites e parafernálias. As vezes é possível inclusive encontrar cosplayers. Os artistas além de venderem seus trabalhos mais recentes podem também dar autógrafos e até fazer desenhos se você pedir gentilmente.

B: É você mesmo que vai para essas convenções?
K: Por enquanto não, mas planejo começar a ir eu mesmo. No momento uso um serviço de intermediário.

B: Como isso funciona?
K: Há vários serviços disponíveis que compram coisas no Japão e te enviam, mas se tratando de convenções é preciso que haja alguém lá. Eu uso os serviços de uma pessoa no momento.



B: Bem, como você disse que usa um tipo de serviço de intermediário, devo assumir  que você não paga o valor cobrado no local das convenções, certo?
Sim, exatamente. O valor depende do serviço de intermediário que estiver usando já que eles todos tem suas próprias taxas, mas no fim das contas você pode dizer com certeza que o valor que pagará será entre duas ou três vezes o preço original, por exemplo, um doujin que custe 800¥ sairá por volta de 2000~2400¥.
O serviço que uso tem suas próprias taxas como por exemplo, se eu comprar mais de 7 mangás em uma convenção, não importando o preço do mesmo cada um sairá por U$ 20,00. Por mais que pareça caro, ainda é um preço bem razoável.

B: Quanto você costuma gastar em cada convenção?
K: Muito mesmo, mas vale sempre a pena... xD

B: Quando se vai para estes eventos, que tipo de preparativos deves ser feitos antes de ir para o local? Além do dinheiro há algo que você deve levar consigo ou que é proibido?
K: Cada evento tem suas próprias regras, você precisaria checar o site do evento para informações precisas.
Para que as coisas aconteçam da melhor forma possível é sempre bom fazer seu próprio mapa. Estude a planta do local onde o evento acontecerá e onde os círculos que lhe interessarem estão. Com essas informações você pode saber exatamente onde os trabalhos que você quer estão. Esta é a melhor alternativa pois sem um plano concreto você pode acabar se perdendo o que é uma certeza quase absoluta em eventos como a Comiket.
Em eventos menores como a Fur-st isso é irrelevante pois o evento acontece em um única sala apenas.
Tirar fotos ou filmar é proibido aliás! Há, no entanto, áreas especiais com sinais visuais ou sonoros dizendo quando você pode filmar ou tirar fotos de eventos de cosplayers por exemplo.


B: Eles aceitam cartões de crédito internacionais ou apenas dinheiro?
K: Não posso afirmar com certeza, mas creio que aceitam apenas dinheiro pois cada artista tem seu próprio estande.

B: Há muita gente que vai para esses eventos sem nenhum conhecimento da língua? Essas pessoas costumam ter muitos problemas?
Você precisa ter pelo menos um conhecimento básico da língua para conseguir se locomover até o local e dentro dele e conseguir se comunicar quando necessário.

B: O que você recomendaria?
K: Comprar muitos mangás que lhe interessarem ou comprar com cuidado para não se arrepender por comprar algo e isso acabar sendo colocado a venda online logo após o evento?
Definitivamente a segunda opção. Sei que pode soar um pouco hipócrita, mas quando se coleciona mangás você acaba gastando uma enorme quantidade de dinheiro já que acaba usando um serviço de intermediário os custos são bem altos, então é melhor ser cuidadoso do que se arrepender depois!

B: Eu sei que não tem como prever completamente o comportamento de um artista quanto a venda de seus trabalhos, mas tem como perceber nuances para saber se seus trabalhos será colocados a venda online ou não?
Uma boa pesquisa é a solução. Estudar o comportamento de vendas do artista quanto a seus trabalhos de eventos anteriores ajuda muito. Se ainda assim não se tem muita certeza é melhor comprar o mangá em questão do que se arrepender depois por ter perdido a chance de tê-lo.

 

B: Há algum artista, círculo ou produto que você goste muito e nunca perde a chance de comprar?
K: Sim, claro que tem! Há alguns artistas como Ushigami que eu adoro e alguns outros que acabam nunca vendendo seus trabalhos fora desses eventos, então naturalmente não perco a chance de comprá-los.

B: Além de jogos e mangás, que outros tipos de produtos podem ser encontrados apenas em eventos ou em um evento em particular?
Acho que principalmente material autografado como posters, roupas, chaveiros, botoms e itens de decoração. Honestamente, eu não dou muita atenção para esse tipo de coisa.


B: Você já teve algum problema com alfandega ou averiguação de encomendas? Que tipo de precauções devem ser tomadas?

K: Questões alfandegárias são algo específico de cada país. Em alguns países, se descobrirem que na sua encomenda há material de natureza pornográfica, o material em questão será confiscado instantaneamente podendo inclusive haver consequências legais para  o comprador por isso você deve pesquisar e descobrir como seu país lida com produtos importados. No entanto, é imprescindível que haja algum tipo de conta ou fatura no exterior da caixa que liste o conteúdo da mesma detalhadamente. A burocracia pode fazer que seu pacote fique retido e você terá que ir até a agencia do correio para retirá-la pessoalmente correndo o risco de ter de abri-la na frente do atendente.

B: Se souber dizer, qual a porcentagem de mangás vendidos nas convenções que acabam não indo para a internet?
K: Algo entre 20% e 30% provavelmente.

B: Há alguma forma de conseguir essas coisas depois das convenções?
K: Muitos artistas vendem seus produtos de forma digital em lojas online como a Digiket por exemplo, outros vendem as sobras físicas dos eventos em outras como Rainbow-Shoppers ou Toranoana.

B: Além do que você compra nas convenções, você geralmente compra outras coisas como revistas?
K: Sim, eu compro Revistas, já comprei a Super SM-Z mas atualmente compro apenas a Monthlly G-Men. Eu as compro na loja Online Rainbow-Shoppers.

B: Como você guarda esses mangás?
K: Eu o escaneio e guardo as páginas que sobram em pastas.

B: Você poderia nos dar uma breve explicação do processo?
K: Eu solto as páginas para um melhor resultado. Primeiramente escaneio a capa e contra capa, em seguida, colocando uma folha de sulfite em cima da capa passou um ferro de passar quente sobre a lombada da capa, contra capa por dentro e por fora sempre com uma folha entre o ferro e o papel e então puxo a capa para separá-la da páginas. Feito isso passo o ferro diretamente na cola da lombada umas duas ou três vezes para amolecer a cola e vou soltando página por página passando o ferro na espinha de novo sempre que a cola da lombada começar a endurecer. Com todas as páginas soltas eu limpo os resíduos de cola que ficam nas páginas. Vale lembrar que é preciso puxar as páginas com cuidado na hora de soltá-las para não rasgá-las. Com as páginas soltas e limpas as escaneio em uma resolução mínima de 300dpi e guardo as páginas originais em pastas.

B: Você compartilha o que escaneia online?
De jeito nenhum. Esses mangás são caros demais e eu não sou rico e também respeito os artistas e o esforço que colocam para produzir esses mangás.

B: Você tem contato com outros colecionadores?
K: Sim, tenho.

B:Você faz trocas com eles ou coisas assim?
K: Sim, de forma privada. Isso é uma forma de economizar dinheiro sem prejudicar os artistas.


B: Quantos GBs (Giga Bytes) desse tipo de coisa você tem em sua coleção?
K: Digamos que tenho um HD externo quase cheio e terei que comprar um segundo antes do fim deste ano provavelmente... xD
  
B: Muito obrigado pra entrevista Kafei, agradecemos muito pelo seu tempo! Você gostaria de dizer algo mais para os leitores?
K: Este mundo é divertido, porém caro mas vale a pena pois além de você ter muito conteúdo inédito em mãos estará ajudando os artistas.  




Um até logo – Bearnerd



Infelizmente ficaremos órfãos temporariamente (mas sem data de retorno prevista). Porém, será por uma boa causa. O Marcos ByM, responsável pelo blog estará lançando no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos – e na Comicon Experience a edição impressa do Contos de Berds

Não me diga... As suspeitas finalmente se comprovaram. Não tinha como esperar mais de uma série em que a aceitação do outro é um dos temas principais da história.


O número parece pequeno, mas não é. No Japão não se fazem grandes manifestações com longas durações como no Brasil, mas quando fazem elas são muito expressivas.
Apesar de um distrito de Tóquio ter aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo (OR nº09) ainda há muito a ser feito por lá. 

Emoticons do Go Fujimoto
É isso mesmo. Quem usa o Line pode comprar os Emoticons do Go Fujimoto que são bem fofos (muito mais legais que aqueles do Whatsapp).

Preço: $0,99
Onde comprar: Line store




WWE 2k15
Foi lançado o WWE2k15. Basicamente é um jogo de luta livre, com um bando de cara fortão se agarrando em lutas um tanto... suspeitas transbordando testosterona. O melhor de tudo é a possibilidade de construir seus próprios personagens com uma gama de golpes “inadequados” heheheh. 



Preço: R$149,00
Onde comprar: Steam

No último “Papo com o Grigolow” foi anunciado o primeiro concurso de desenho do B de Bara. E como sei que muitos acham que não sabem desenhar ou não tem muita prática vou passar aqui algumas dicas que podem te ajudar neste concurso.

Metodologia – Antes de sair desenhando planeje o que você quer desenhar e como vai fazer. O desenho divide-se em quatro etapas e todas merecem muita atenção e cuidado. É bom ter paciência pois os melhores desenhos demoram para ficarem prontos. Para você ter uma ideia, uma capa da G-man, desenhada pelo Jiraya não levava menos de um dia inteiro de trabalho para ficar pronta (levando em consideração que se trata de um desenhista experiente)


Esboço: Uma série de linhas e traçados rápidos que ajudam a definir como será composto o desenho, onde estará cada parte do corpo, os elementos que vão estar próximos e os mais distantes. Nesta etapa não se prenda aos detalhes.

Pré-acabamento: É o momento em que você da forma ao desenho. Aqui um estudo de anatomia, perspectiva, luz e sombra se faz muito necessário. É a etapa onde você começa a dar forma ao seu desenho.


Cleaning: Uma vez feito o pré acabamento é preciso abandonar o esboço, apagar aquilo que irá lhe atrapalhar na etapa seguinte.

A arte final: Na arte final você passa a tinta preta sobre seu traços, reforça os efeitos de volume e acentua os detalhes. Também é o momento da colorização e digitalização do desenho.


Manual ou Digital
O Desenho manual tem a vantagem de ser mais natural para a maioria das pessoas e não depender de muitos recursos (softwares, computadores, mesas digitalizadoras) para ficar pronto.
Porém será necessário escaneá-lo em tons de cinza em uma resolução de no mínimo 300dpi. Depois disso você ainda terá que fazer uma limpeza das sujeiras que forem evidenciadas pelo scaner, o que pode demorar muito.
Já no digital as ferramentas são múltiplas e é possível apagar e refazer algo que tenha saído errado sem muita dificuldade. Mas a maioria das ferramentas digitais exigem conhecimento e prática.

Como começar a desenhar
Desenhando é a resposta mais básica de todas. Claro que há vários cursos de desenho, mas antes de gastar dinheiro com eles é bom saber se você realmente gosta de desenhar.
Se o que você precisa é de algumas instruções aconselho fortemente o youtube, onde há vários canais sobre o assunto (em especial o Crás Conversa Oficial) que trazem muitas dicas sobre o assunto.
Em alguns sites é possível encontrara muitos livros e tutoriais para download. Os que eu aconselho são o do Carlos Damasceno e o Eddi Sekiguchi.


Encerramos por aqui a décima coluna Otoko Repórter. Espero que tenham gostado. Sei que tem muitas informações e as vezes comprar qualquer material vara pode parecer caro e complicado, mas depois se torna simples e garanto que pagar pelo trabalho de um desenhista é a melhor forma de reconhece-lo.

O tema deste mês foi uma resposta ao e-mail do Jiuwol, espero que tenhamos respondido a sua dúvida com esta matéria. 

Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e lembrem-se, se quiserem podem enviar sugestões de pautas, fandoms e notícias por e-mail também.  


20 comentários:

  1. Olá.
    Nossa que papo grande esse, rsrs...

    Eu compraria alguns do Takeshi Matsu, mas se fosse em inglês...

    Quanto ao concurso. Acho que eu tenho um desenho pra enviar, só tenho que melhorar a resolução! =p

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. mto boa a matéria, esta de parabéns ^^

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo Obrigado pela resposta =D
    Esta esperando apenas um e-mail, mas fiquei super feliz com uma reportagem completa! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧
    Tem muita informação que vai ajudar muita gente a conseguir os mangas baras que tanto gostam e ainda ajudar aos artistas, pois uma de suas maiores preocupações no livro do Massive, é justamente a pirataria de seus produtos através de scaneamento.
    Assim que juntar algum dinheiro vou ir la na rainbow shoppers (pois é em ingles), comprar alguns doujins para mim. [̲̅$̲̅(̲̅ ͡° ͜ʖ ͡°̲̅)̲̅$̲̅]
    Obrigado de novo. E agora vou acompanhar o blog mais animado do que nunca!!! ♥‿♥

    ResponderExcluir
  5. Agora eu já sei onde olhar quando for procurar bara pra comprar. u_u
    O entrevistado foi um cara aleatório?

    Esse mangá (http://1.bp.blogspot.com/-XMAaerLeH68/VUPeh6n_grI/AAAAAAAADSI/gISb-5fOETw/s1600/482989.jpg) tem tradução ou site vendendo? o-o
    Dei uma procurada rápida, mas não achei...

    Depois desses emoticons do Go Fujimoto até fiquei com vontade de usar o Line. Pena que TODO MUNDO só usa o Whats, aí nem dá. E_E



    Ah, antes que eu me esqueça: mais uma vez desejo boa sorte pra quem for participar do concurso. =P

    ResponderExcluir
  6. adorei, adorei e adore, como sempre, muito informativo U.U

    ResponderExcluir
  7. O Entrevistado é um dos nossos colaboradores. O mangá que vc postou a capa é bem difícil de encontrar pois só foi vendido impresso.
    Quanto ao line, as pessoas só usam o Whatsapp pq se acostumaram de mais com ele, mas na minha opinião é um péssimo aplicativo.

    ResponderExcluir
  8. Olha os traduzidos do Takeshi Matsu estavam a venda na Amazon brasileira.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do artigo, vlw!
    Obs: Onde consigo esse "Minotaurus"?
    ;D

    ResponderExcluir
  10. É outro título raríssimo que só foi vendido em evento ô_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Otoko...
      Só para deixar na vontade!
      😭 😭

      Excluir
  11. E não foi simplesmente apenas vendido em um evento, na verdade só havia 50 cópias do mesmo disponível, ou seja, é algo realmente raríssimo!

    ResponderExcluir
  12. Todos os títulos listados nas "Dicas do Grigolow" na parte que fala sobre a Bruno Gmünder são em inglês (inclusive todos os títulos listados levam para a página da Amazon onde estão sendo vendidos).

    ResponderExcluir
  13. Ah, nunca vou achar esse mangá então. ;;

    Sobre o Whats: não acho ele ruim, mas os concorrentes tem mais funções interessantes...
    Já tentei levar meus amigos pra outros apps como o Telegram, mas não deu certo. :c

    ResponderExcluir
  14. Sempre curti WWE, mesos sabendo que era tudo uma farsa, adorava ver aquele espetáculo teatral, na verdade, anos depois, acho que ainda gostaria de ver, se tivesse a oportunidade haha Enfim, achei bastante interessante esse jogo, não sei compraria, mas achei interessante

    ResponderExcluir
  15. Sim, sim... eu sempre olho a amazon, mas não tem os títulos que eu quero =(

    ResponderExcluir
  16. Vão traduzir algum manga desses ? Fiquei muito interessado na imagem do 2, do 5 e do 7... Inclusive já sugeri a tradução do 5 conta a historia de um cara que sente tesão por outro no metro e sai correndo atras dele ate a casa dele.

    ResponderExcluir
  17. http://www.mangago.me/read-manga/itai_itai_itai/uu/itai_itai_itai-chapter-3

    traduz ele por favor

    ResponderExcluir
  18. http://bdebara.blogspot.com.br/2014/02/papo-com-grigolowbj-17-trofeu-joinha.html

    Ninguém do staf quer ser preso ou prejudicar o blog publicando material shotacon.
    Quer que eu desenhe? (na verdade foi o Rafa que desenhou)

    ResponderExcluir
  19. eu AMEI essa reportagem! Estou começando a pensar em adquirir um cartão internacional só pra apoiar meus mangakas favoritos, porém tudo me parece tão trabalhoso :( já li vários tutoriais e não entendo muito bem~

    ResponderExcluir

Layout by RobotSheep

©B DE BARA