Resultados finais do 9º Concurso de desenho do B de Bara! Confira aqui os resultados finais da 9ª edição do concurso de desenho do B de Bara! Obrigado a todos os participantes e aos leitores que votaram! LEIA MAIS
GRIGO OTOKO

FURRY DROPS #2: SOBRE FURSONAS




Olá leitores anônimos e conhecidos! Hoje tem mais uma coluna sobre furries, e dessa vez vamos conversar sobre fursonas!


1.0 - O Que É?

Fursonas, ou apenas Sonas são, basicamente, personagens. A representação de uma pessoa no universo furry. Simples, mas nem tanto assim.


Fursona é um Furspeech (palavra furry), que foi formada a partir da junção de Furry e Persona, que em tradução livre, significa: Personagem furry. E é geralmente usado para se referir a um personagem, alter-ego, avatar ou 'identidade' furry.

2.0 - Onde Surgiu o Termo?

Como eu disse na coluna anterior, o furry fandom surgiu inicialmente como um braço da cultura nerd dos anos 80. E daí também surgiu o Fursona.

O RPG era muito famoso nos anos 80, com a febre de Dungeons & Dragons, e a ascensão da subcultura nerd.


Bem comum nas convenções nerds onde os furries se reuniam, o RPG foi o grande motivo da criação dos Fursonas, já que, para representar os seus gostos, os furries passaram a criar personagens com característica antropomórficas. 

Não demorou muito para começarem a chamar os personagens de Fursonas.

3.0 - Qual a Necessidade?

Os Sonas ajudam a identificar e, muitas vezes, esconder a pessoa por trás do personagem.


Em uma cultura primariamente online, e formada comumente por pessoas desajustadas, é comum que furries não gostem de mostrar o seu rosto, optando, em um primeiro caso, por construir um personagem que represente aquilo que ela é, ou deseja ser.


Ou, em um segundo caso, apenas externalizar aquilo que ela pensa sobre si, valorizando aquilo que ela gosta, mas ainda assim, não para se esconder.

4.0 - O Fursona

Criar um fursona costuma ser a primeira coisa que um furry faz, antes de começar a interagir com a comunidade.

Estes são geralmente baseadas em animais comuns, mais popularmente, lobos, raposas, cachorros ou híbridos destes. 

Porém, é muito comum que hajam fursonas de animais ficcionais ou mitológicos, como dragões, grifos, e até Pokémons e Digimons.


Os fursonas pode ir de feral (aparência animal) até vários níveis de antropomorfismo.


4.1 - O Sopro da Vida

Geralmente um fursona, para ganhar vida, é pensado, e depois ganha uma forma, seja com uma ilustração, história escrita, ou a mais comum, uma reference sheet.


5.0 - O Motivo de Ser

Ter um fursona é, para muitos, a coisa mais interessante e diferente do furry fandom. Sendo que o fursona só está limitado a sua imaginação. 

O Fursona pode ser você mesmo, com características animais. Pode ser quem você quer ser, ou pode ser algo diferente dos dois, que você acha legal se imaginar sendo. 

Existem fursonas de todos os tipo, e todos eles são bem-vindos dentro do furry fandom. A única coisa que não é bem recebida entre os furries é preconceito e violência não consensual.

6.0 - Considerações Finais e Algumas Dicas 

Para quem gostou do que leu e quer conhecer mais sobre fursonas, e sobre o universo furry seguem abaixo algumas dicas.

Vagazoide na Brasil FurFest:

O youtuber Vagazoid vai fazer uma entrevista bem humorada sobre os furries na maior convenção furry do Brasil.




2- Stigmata falando sobre fursonas:

O artista e agora youtuber Stigmata fala um pouco (em inglês infelizmente), sobre o que ele aprendeu sobre fursonas durante anos fazendo artes para os furries.



3- Uma Brincadeira


 Este programa te permite fazer um fursona pra quem não sabe desenhar. Então eu quero fazer um desafio: Crie um fursona pra você e poste aí nos comentários. (NÃO DEIXA FLOPAR POR 
FAVOR!)

FINALMENTE:

Comenta aí em baixo o que você achou, e o que acha que eu devo abordar nas próximas colunas ou que você acha que eu tenho que melhorar na minha escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout by RobotSheep

©B DE BARA